De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

Artista converte ténis icónicos em bouquets de flores

Aqui me têm a dar conta de mais um fenómeno artístico…

O artista de Nova Iorque, Mr. Flower Fantastic começou por impressionar a internet quando transformou os Air Max ‘97 da tenista Serena Williams numa obra-prima floral durante o Open dos Estados Unidos. Também conhecido como MFF, este artista anónimo adoptou um nome que desse para combinar com floricultura, escultura e ténis ao mesmo tempo, o seu métier.

Mr. Flower Fantastic arranja botões de flores de várias cores para formar características familiares do calçado de marcas reconhecíveis. Detalhes como os atacadores da Nike ou os calcanhares são feitos com pétalas individuais. Nas suas obras, ele usa tulipas, rosas, lírios, cravos, orquídeas e várias variedades de flores do Peru, Médio Oriente, Holanda, América do Norte e América do Sul.

Oriundo de Queens, MFF foi influenciado pelas flores que havia na sua própria casa, bem como pelos jardins de flores da vizinhança. Ele afirma que o seu desejo em permanecer anónimo tem a ver com deixar o foco no “poderoso dom universal das flores para a humanidade” que pretende mostrar nas suas composições artísticas e criativas.

“Dizem que as flores são o conhecimento da memória da verdade e cada flor começa com uma semente. Ao longo da História, a troca de flores foi projetada para trazer a paz. Com a minha arte e a plataforma que me proporcionam, é exatamente isso o que pretendo fazer”.

Além de proteger o seu anonimato, MFF usa luvas e uma máscara para protegê-lo das flores, pois ser alérgico ao meio que escolheu não o impediu de expressar-se como artista.

“Quando comecei a fazer esta série, fiquei muito entusiasmado em fazê-lo, porque sabia o impacto que os ténis tiveram na minha vida. Eu estava muito animado em mostrar e homenagear os maravilhosos e incríveis designers e atletas que fizeram estes sapatos, em especial os que mudaram a nossa cultura, a nossa maneira de fazer compras, a nossa maneira de pensar e a nossa maneira de projetar sapatos “, disse ele numa entrevista ao explicar a sua arte.