De que está à procura ?

Colunistas

Artista alerta para abuso do uso de plástico com instalações únicas

168.000 palhinhas usadas foram adaptadas artisticamente para criar duas ondas gigantes. Depois, uma caverna cósmica borbulhante foi feita a partir de 18.000 copos plásticos reciclados.

Esta não foi a primeira vez que Von Wong pegou em milhares de objectos e fotografou-os de uma forma que nos faz sentir o peso dos números – na verdade, em dezembro de 2018, ele criou o armário mais alto do mundo, “pendurando” 3.000 peças de roupa na cabeça do consumidor médio. Von tem a particularidade de empreender um trabalho intenso para que possamos visualizá-lo da maneira mais bonita, mas ele fá-lo para que todos possamos tornar-nos mais conscientes. Segundo ele, consciência não é apenas um estado de espírito, é uma acção.

As palhinhas de “Straw apocalypse”, num total de 168.000, poderiam ter sido compradas por menos de 20 euros no alibaba.com, mas os parceiros e voluntários que se juntaram a ele e uniram essas ondas não tomaram o caminho mais fácil. As palhinhas foram encontradas nas ruas, em latas ou sacos e colectadas por uma organização sem fins lucrativos no Vietnam chamada Zero Waste Saigon ao longo de seis meses.

Cada palhinha que usamos – por 10 minutos ou 10 segundos – provavelmente irá flutuar nos oceanos por 450 anos. Até 2050, estima-se que haja mais plástico no mar do que peixe.

Motivado por esta alarmante informação, Von Wong e um exército de voluntários incansavelmente vasculharam e limparam 18 mil copos de plástico sujos para “prender” a atenção dos mais desatentos numa caverna cósmica. Os copos de plástico de uso único são usados por minutos ou segundos e depois atirados e qualquer instagrammer que capte imagens na sua caverna de maravilha, terá que se lembrar disto na próxima vez que pedir comida.

Intitulada “Plastikophobia”, a obra não significa apenas o medo do plástico, mas antes o medo do que pode acontecer ao nosso mundo se não deixarmos de tomar decisões descuidadas.

Acompanhem e saibam mais sobre Von Wong aqui.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA