De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

Aniversário da cidade brasileira de João Monlevade

“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”

Heródoto

 

Em 29 de abril, a cidade brasileira de João Monlevade, no Estado de Minas Gerais, completa 57 anos.

E neste dia o professor, escritor, jornalista e editor monlevadense Erivelton Felício Braz faz uma live contando a origem desta linda cidade de Minas Gerais, desde a chegada do seu ilustre fundador, o engenheiro francês Jean-Antoine Félix Dissandes de Monlevade, que veio direto da terra de Napoleão Bonaparte para o interior do nosso Estado.

E o Erivelton também registrou em um belo livro, ainda inédito, a história da cidade e dos municípios vizinhos, da descoberta e da exploração das jazidas de ferro, das antigas sesmarias, do Solar Monlevade, da implantação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, das construções do Hospital Margarida, da Matriz São José do Operário, e tudo o mais que contribuiu para o desenvolvimento de João Monlevade e desta importante região de Minas Gerais.

Este livro precisa ser publicado logo, para que o povo da cidade e das redondezas possam conhecer as suas origens. Vamos unir forças e buscar com os setores públicos das esferas municipal, estadual e federal, e também no meio empresarial, os incentivos financeiros necessários para ajudar o jornalista e editor Erivelton Felício Braz, outro ilustre monlevadense, a imortalizar esta história que homenageia João Monlevade e a sua população.

Parabéns, João Monlevade!

Remisson Aniceto

(A imagem da cidade de Monlevade, que ilustra este artigo, é de autoria da mineira Elvira Nascimento, editora e fotógrafa da Revista Caminhos Gerais)

 

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.