De que está à procura ?

Colunistas

Alguns dos melhores sidekicks da Disney

Bom, começo logo por esclarece este “palavrão” anglo-saxónico. Sidekick é aquele amigo íntimo, confidente, companheiro, parceiro. Já a Disney é sinónimo de diversão, de histórias fantásticas, com finais felizes e, mais importante, sinónimo de grandes amizades. Afinal, quem de nós não vibra quando os ajudantes dos nossos heróis e princesas entram em acção e praticamente salvam o dia? Sejam animais, gárgulas ou mesmo figuras míticas, os sidekicks da Disney são, sem sombra de dúvida, parte essencial das nossas histórias preferidas.

Tal como cantava Adriana Calcanhoto “Avião sem asa, Fogueira sem brasa, Sou eu assim, sem você”, assim estão as personagens de sempre da Disney: não as conseguimos imaginar sem os seus ajudantes de peso. O que seria de Simba sem o Timon e o Pumba? Ou que aconteceria à Mulan se não tivesse o seu Mushu?

Para todos aqueles que, tal como eu, cresceram com a Cinderela, Ariel, Rei Leão e muitos outros filmes de animação da Disney, a verdade é que as nossas personagens favoritas, os heróis da história, conquistam sempre um final feliz graças à ajuda dos seus fiéis amigos. Amigos esses que os incentivam a ir mais além, que os aconselham a olhar para o outro lado, a ter uma outra perspectiva das coisas ou que, simplesmente, os ensinam a viver a vida sem problemas. De facto, os nossos filmes de infância seriam muito diferentes sem eles. Porém, a verdade é que muitos deles ainda não recebem todo o crédito que merecem.
Então, resolvi criar uma lista dos melhores sidekicks da Disney para que fiquem para a posteridade como verdadeiros heróis que também são.

MAXIMUS, de “ENTRELAÇADOS”

Maximus é, sem dúvida, um dos melhores sidekicks da Disney. O facto de ele não falar, já que é um cavalo, e ainda assim conseguir transmitir tanta coisa é realmente incrível. Além disso, possui uma atitude rebelde e provocadora que não deixa ninguém indiferente.

LEFOU de “A BELA E O MONSTRO”

Lefou é parceiro do sedutor Gastón e embora este se tenha tornado um vilão, o pequeno Lefou sempre fez de tudo para o apoiar e ajudar. Um sidekick à altura, que não desapontava e que confiava cegamente no seu grande amigo. Por Lefou se destacar ao revelar uma confiança e lealdade quase cega a Gastón, há quem diga que poderia tratar-se de amor. Por isso, desde cedo, os fãs e a comunidade LGBT afirmam que Lefou se trata da primeira personagem homossexual da Disney e que a sua relação com Gastón, apesar de platónica, revelava o amor de Lefou pelo vilão.

DORY de “À PROCURA DE NEMO”

Quando pensamos em Nemo rapidamente somos levados para uma outra personagem, Dory. Quando Dory surge no filme “À Procura de Nemo” torna-se um sucesso igual ou maior do que o do peixe-palhaço protagonista.

Dory é um peixe bastante esquecido, mas há algo de que nunca se esquece: ajudar os seus amigos. Ainda que se possa esquecer do que tem para fazer ou dos lugares que visita, os seus motivos e coragem nunca são esquecidos. É por isso que se destaca no meio de tantos ajudantes da Disney, porque apesar dos seus problemas e esquecimentos, Dory tudo fará para ajudar Nemo. O seu êxito foi tal que teve direito ao seu próprio filme.

ABU de “ALADINO”

Aladino é um jovem que vive os seus dias a cantar e a roubar comida do mercado para sobreviver. No entanto, para que não seja apanhado, este nosso herói conta com a preciosa ajuda do seu melhor amigo, um macaco chamado Abu, que alinha nas suas jogadas e cria manobras de diversão para enganar a polícia real.

Aladino faz de tudo para salvar Abu, pois na verdade Abu é um sidekick com quem ele pode realmente contar. Além de alinhar em todas as suas manobras é bastante protetor, talvez até de mais…

AS GÁRGULAS de “O CORCUNDA DE NOTRE DAME”

Se um sidekick é bom, três é ainda melhor. Que o diga Quasimodo que conta com a ajuda de Victor, Hugo e Laverne para desabafar e receber conselhos que o fazem arriscar e declarar o seu amor. Estas três graciosas Gárgulas, além da proteção paternal que dão a Quasimodo, resultam também em serem bastante dinâmicas e engraçadas.

TAMBOR de “BAMBI”

Sejamos sinceros: o Tambor é, sem dúvida, um dos sidekicks mais queridos e fofos de sempre. Sabemos o quão trágica se torna a história de Bambi e quantas vezes choramos sempre que vemos o filme, mas a verdade é que este coelhinho anima bem esta história da Disney.
Além de estar sempre do lado de Bambi, Tambor ensina-nos algo muito importante – se não tivermos nada bom para dizer a alguém então mais vale não dizermos nada.

LINGUADO de “A PEQUENA-SEREIA”

A princesa de todas as princesas que vivem no fundo do mar, de nome Ariel, tem a seu lado um dos mais simpáticos e queridos sidekicks da Disney. Trata-se do Linguado.
Acompanhando a pequena sereia em todas as suas aventuras, é também o melhor amigo da princesa quando esta se mete em confusões e precisa de alguém ao seu lado.

TERK de “TARZAN”

Quando se é um bebé humano e um acidente faz com que vá parar à selva, toda a ajuda é bem-vinda. Que o diga Tarzan que viveu na densa selva africana sempre rodeado da única família que conheceu: os gorilas.
Claro que não é fácil ser um homem e ter que andar de liana em liana a enfrentar animais perigosos. Aliás, quando o perigo vem de dentro da tua própria família, as coisas tornam-se bem mais complicadas. Felizmente, Tarzan conta com a ajuda de Terk para o acompanhar nas suas aventuras, defender de injustiças, salvar de perigos constantes, mas também para o animar com a sua boa disposição.

RATINHOS de “CINDERELA”

Para além do apoio da Fada Madrinha, a Cinderela conta com a incansável ajuda dos seus dois amigos ratos, Gus e Jaq . Os dois fazem de tudo para alegrar o dia da nossa gata borralheira, assim como para a salvar, custe o que custar. O que vem provar que não importa o tamanho, pois quando um amigo está em perigo fazemos de tudo para o salvar.

LUMIÉRE E RELÓGIO de “A BELA E O MONSTRO”

Lumiére e Relógio são os ajudantes mais valiosos que o Monstro poderia ter. Sabemos que os dois não se conseguem entender, mas quando é o bem-estar e a vida de Monstro que estão em causa, os dois juntam-se e tornam-se numa dupla imbatível.

Além da sua coragem e divertimento, são eles que ajudam o Monstro a lembrar-se do seu lado mais humano, quando tudo parece não ter fim.

PEGASUS de “HÉRCULES”

Pegasus é uma figura mitológica que surge no filme “Hércules” com um papel bem definido. Tal como Maximus, ele não fala e de certa forma, até são bastante parecidos. Mas enquanto Maximus é apenas um mero cavalo, Pegasus voa e foi criado por Zeus. Quando se junta ao semi-deus mais corajoso da história, Hércules, os dois tornam-se imbatíveis e capazes de proteger a humanidade de qualquer mal. Além disso, Pegasus é ainda o amigo que Hércules precisa para lhe dar o empurrão necessário para conquistar Megara.

OLAF de “FROZEN”

Olaf, tal como Dory, merecia um filme a solo. Quando falamos em sidekicks que nos animam, Olaf é um dos principais. O boneco-de-neve que quer viver o verão, apesar de frágil, faz de tudo para ajudar Anna e Elsa a vencerem o verdadeiro vilão. Nem que para isso precise de colocar a sua vida em risco e derreter-se. Olaf é determinado, divertido e muito corajoso, e essas características são o que o tornam num sidekick sem igual.

SININHO de “PETER PAN”

E aqui está uma que leva à letra a canção de Calcanhoto. Peter Pan não seria o mesmo sem Sininho, que é desde cedo uma das personagens mais faladas de sempre da Disney. Tão conhecida e adorada pelos fãs que recebeu a sua própria série e filme. Prova de que os ajudantes dos nossos heróis salvam mesmo o dia, Sininho tornou-se numa personagem principal.

Enquanto sidekick, a irreverente fada ajudou Peter a salvar Wendy, os irmãos e os Meninos Perdidos das mãos (e do gancho) do Capitão Gancho. Para isso, utilizou toda a sua força, força essa que, ao contrário do que possamos pensar, não é só pó de fada, mas sim muito amor e resiliência.

MUSHU de “MULAN”

Ao se falar de sidekicks, Mushu é aquele que surge mesmo com esse fim. Afinal, é confiado ao jovem dragão a missão de proteger Mulan durante a sua missão. Mas como qualquer ajudante que se preze, Mushu faz muito mais do que manter Mulan a salvo. Se bem se recordam, é ele que treina Mulan, que a ajuda a disfarçar-se no exército e que a incentiva a lutar pela sua família, pelo seu amor e por toda a China. Mushu é muito mais do que um confidente, é um amigo em que Mulan confia e que, efectivamente, tem um papel fundamental nesta história.

TIMON e PUMBA de “O REI LEÃO”

E assim termino a lista. E a medalha de ouro tem que ser dividida por duas das mais icónicas personagens de sempre, que até têm o seu lema: “HAKUNA MATATA”. Deixar os problemas no passado não é coisa de agora e que o diga Simba, que quando fugiu de casa encontrou um javali emotivo e uma suricata líder que o ajudaram a manter-se a salvo na selva, a viver a vida e a aproveitar as oportunidades. Timon e Pumba destacam-se pela sua personalidade divertida, coragem fora de série e, ainda, porque sem eles Simba nunca se teria tornado Rei.

Mais há, mas tive de ser seletivo. Temos ainda Baguera e Babalu de “Mogli”, o Grilo Falante de “Pinóquio”, entre outros. Porém, ficamos sempre a pensar: qual é, de facto, o melhor sidekick de sempre?..

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA