De que está à procura ?

Lifestyle

Vigo recebe apresentação de antologia de poesia lusófona

© DR

No dia 27 de fevereiro, às 19h00, o Camões – Centro Cultural Português em Vigo (Espanha) será palco da apresentação da antologia de poesia em língua portuguesa “A Boca no Ouvido de Alguém”, organizada por Tiago Alves Costa. O evento, promovido pela Através Editora, contará com a presença do autor.

A obra reúne poetas nascidos a partir de 1975, período de grandes transformações políticas e sociais, oriundos da Galiza, Brasil, Moçambique, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. A seleção dá destaque a vozes que, através da poesia, revelam novas perspetivas sobre a sociedade contemporânea, ampliando a compreensão da identidade individual e coletiva.

Este projeto pretende também lançar um olhar renovado sobre a lusofonia, propondo uma abordagem descentralizada e inclusiva. Partindo da Galiza, a antologia desafia convenções, explorando as dinâmicas culturais e linguísticas que unem os territórios de língua portuguesa, enquanto fomenta novas leituras e diálogos.

A sessão de apresentação promete ser um espaço de reflexão sobre a literatura lusófona e a sua diversidade, evidenciando a riqueza das múltiplas identidades que a compõem.

Sobre o autor

Tiago Alves Costa, natural de Vila Nova de Famalicão, é escritor, dramaturgo e professor associado na BAU Centre Universitari d’Arts i Disseny, em Barcelona. A sua obra literária explora temas como a precariedade, a obsessão pelo dinheiro e as dinâmicas emocionais do capitalismo, combinando poesia, teatro e narrativa breve. Autor de “Žižek vai ao Ginásio” e “Mecanismo de Emergência”, recebeu menções honrosas no prémio internacional de poesia Glória de Sant’Anna.

Além de colaborador em diversas revistas literárias e antologias internacionais, é também tradutor, dramaturgo e editor da revista “Quiasmo – Artes, Letras e Ciência”. Foi o primeiro português a integrar a Asociación de Escritoras e Escritores en Lingua Galega.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA