A discussão no Conselho de Ministros do Luxemburgo desta sexta-feira teve como tema central a vacinação obrigatória contra a covid-19. Para já, não será exigido.
Por enquanto, nem qualquer faixa etária nem os profissionais de saúde serão obrigados a vacinar-se contra a covid-19, como refere o Contacto. O anúncio foi feito após o Conselho de Ministros, numa conferência que juntou o chefe de Governo e as ministras da Saúde e da Justiça.
O anúncio aparece numa altura em que um grupo de peritos tinha dado o parecer positivo à obrigatoriedade da vacina para os cidadãos com idade superior a 50 anos. Xavier Bettel reforçou a importância da ciência durante todo o combate à pandemia, referindo que “a discussão sobre a vacinação obrigatória não foi fácil”.
O jornal refere também que o cenário poderá ser excluído, por enquanto, mas não em definitivo. Serão redigidos dois textos para aprovação da vacinação obrigatória para quem tem mais de 50 anos e para setores profissionais específicos. O primeiro será redigido para os residentes, de mais fácil controlo, e o segundo aponta a todos os trabalhadores do setor dos cuidados de saúde.
A discussão cabe agora ao parlamento, que adiou o debate sobre a vacinação para a próxima semana.