De que está à procura ?

Europa

Uniformes da polícia belga à venda em Portugal

Um agente da polícia belga de férias no Porto descobriu para sua grande surpresa um polo oficial da polícia do seu país.

O agente ficou tão surpreendido que tirou uma foto dos polos que estão à venda a dez euros. Quando estes uniformes estão a ficar demasiado usados, o procedimento consiste em queimá-los para impedir que caiam nas mãos de civis ou que sejam usados para que alguém se faça passar por agentes da autoridade. Assim, é surpreendente que os polos oficiais da polícia da Bélgica se encontrem à venda em Portugal.

“Se uma camisa ou um polo está velho ou demasiado apertado, será queimado e não pode ficar em poder do agente”, explicou um dirigente sindical ao jornal belga Dernière Heure. A mesma fonte clarificou que os polícias sabem que “não podem dar, emprestar ou trocar os seus uniformes, mas entregá-los ao seu chefe de serviço”. O agente que não respeite estas normas pode ser multado até mil euros…

A presença, e a venda de uniformes da polícia belga em Portugal provoca preocupação junto das autoridades belgas que imaginam que talvez seja necessária “legislação clara” e mais adaptada aos tempos que correm. Representantes sindicais salientam o sentido de responsabilidade do agente que, de férias, assinalou o problema, o que demonstra que “os agentes respeitam o uniforme que envergam”.

Quanto à responsabilidade do comerciante português, a polícia belga afirma que não vai solicitar nenhum tipo de inquérito.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA