Tripulações portuguesas da Easyjet em greve no meio de agosto
Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que representa os tripulantes de cabine, aprovou em assembleia um pré-aviso de greve na Easyjet para os dias 15, 16 e 17 de agosto. A proposta foi aprovada por 99,3% dos associados, apurou o ECO. Companhia aérea pede cancelamento da paralisação e regresso a “diálogo positivo”.
O pré-aviso é decretado para “todos os voos realizados pela easyJet, bem como para os demais serviços a que os Tripulantes de Cabine estão adstritos (…) cujas horas de apresentação ocorram em território português com início às 00:01 do dia 15 de agosto e fim às 24:00 do dia 17 de agosto de 2024“, refere o pré-aviso, já enviado à companhia aérea e ao Ministério da Economia.
“Estamos extremamente desapontados com esta ação de greve desnecessária, especialmente nesta altura importante do ano, uma vez que já apresentámos soluções para abordar todas as preocupações levantadas pelo sindicato. Instamos o SNPVAC a cancelar a greve e a retomar um diálogo positivo“, afirma fonte oficial da Easyjet, em resposta ao ECO.
“Todas as companhias aéreas na Europa foram afetadas pelo ambiente muito desafiante do controlo de tráfego aéreo (ATC), causado pelas restrições de pessoal e pelas limitações de capacidade, bem como pelas condições meteorológicas adversas, fatores estes que estão fora do controlo das próprias companhias aéreas”, acrescente a companhia.
O SNPVAC considera que não se justifica a existência de serviços mínimos. Citando a legislação, o sindicato entende que, “em harmonia com o que vem acontecendo sempre que há uma greve decretada no setor dos transportes aéreos, o conceito de necessidades impreteríveis apenas se confina às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, por razões de coesão nacional e isolamento das populações para quem é essencial este meio de transporte; ora, porque tais destinos são assegurados por outras companhias aéreas e atenta a natureza e as demais rotas realizadas pela easyJet, consideramos que não existem serviços mínimos a assegurar“.
A Easyjet afirma que “todos os clientes dos voos afetados serão contactados diretamente via SMS, sendo que qualquer cliente afetado por cancelamentos terá direito a um reembolso ou a uma mudança gratuita para um novo voo”. Aconselha ainda os clientes que “viajem de e para Portugal nos dias 15, 16 e 17 de agosto a verificar o estado dos seus voos no easyJet Flight Tracker.”