De que está à procura ?

Motores

Toyota Yaris GSport: um citadino com cara de mau

O Toyota Yaris GSport é bastante semelhante ao Toyota Yaris normal. Mantém a carroçaria de cinco portas e ganha pintura bi-tom, badges GSport nos guarda-lamas e na traseira, uma grelha preta e um lábio dianteiro vermelho que se destaca das cores mais escuras da carroçaria. Na traseira temos também um para-choques com um difusor vermelho, um spoiler mais desportivo e uma ponteira de escape também mais desportiva. Outros destaque incluem os vidros traseiros escurecidos, jantes de 16 polegadas com 2 tons, antena shark, luzes de iluminação diurna LED e farolins LED.

No interior as alterações são mínimas: soleiras de portas acabadas a preto com inscrição do modelo, volante com “inscrição GSport e pesponto branco. Os assentos, maneta de caixa de velocidades, tabliê e consola central são iguais aos comuns Toyota Yaris.

O espaço a bordo é o típico de um citadino, temos espaço nos lugares dianteiros e viajamos relativamente à vontade nos lugares traseiros, para o que é habitual no segmento. A bagageira do Toyota Yaris conta com 286 litros, que com o rebatimento dos assentos traseiros chega aos 770 litros. A montagem do interior é boa, o que faz com que não hajam ruídos parasitas apesar da abundância de plásticos mais rijos, que é normal no segmento.

No que toca ao equipamento, nesta versão tínahmos com ar-condicionado manual, sistema de navegação com um dos maiores ecrãs do segmento, volante multi-funções, painel de instrumentos com computador de bordo em ecrã TFT, entrada USB e Aux, cruise-control e ainda maneta da caixa de velocidades e travão de mão em couro com pesponto branco.

O sistema de navegação e multimédia é de fácil utilização e tem boa imagem, por vezes é um pouco lento, mas nada que nos aflija, está preparado para Android Auto e Apple CarPlay e tem uma série de aplicações interessantes como o registo dos consumos de combustível por exemplo. Já o computador de bordo é extremamente completo, fornece-nos a informação necessária e menos necessária, dados de consumos e viagem, multimédia, ajudas à condução, entre outros.

A posição de condução do Toyota Yaris não é propriamente desportiva, mas o conforto está garantido, os assentos tem bom apoio lombar, não é exagerado e oferece conforto. O volante tem uma boa pega, assim como a maneta da caixa de velocidades.

A condução do Toyota Yaris GSPORT é igual à do Toyota Yaris convencional. A suspensão é firme, a caixa é bem escalonada e tem um manuseamento extremamente agradável, mas temos uma direção pouco comunicativa, boa para manobras em cidade, pois não cansa, não tão convincente na altura de “dar fogo à peça”, em que o automóvel se torna pouco “empático” com o condutor.

MAIS CARROS EM CARZOOM

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA