Tirando a Islândia ninguém come tanto peixe e marisco como os portugueses
Com um consumo de quase 60 quilos de peixe e marisco por ano por pessoa, Portugal encabeça a lista feita pela agência especializada das Nações Unidas.
A forte cultura do marisco em Portugal está enraizada na sua geografia costeira e nas ricas tradições piscatórias. Pratos importantes como o bacalhau e a sardinha fazem parte da gastronomia lusa que se destaca diante da Coreia do Sul ou da Malásia. Em quarto está a Noruega.
Da mesma forma, a dieta da Coreia do Sul incorpora fortemente peixes como a cavala, o marisco ou o polvo, todos essenciais em refeições tradicionais como sopas e guisados.
A Malásia, rodeada de uma rica vida marinha, vê um elevado consumo de peixe como a cavala e o camarão, alimentos básicos nos seus pratos locais.
E é Portugal que num estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura aparece no topo do ranking dos países que mais comem peixe. Curiosamente, embora não esteja incluída nesta lista devido à sua pequena população, a Islândia ocuparia tecnicamente o primeiro lugar a nível mundial, com uns impressionantes 87,71 kg por pessoa.
Os dados incluem todas as espécies de peixes e os principais produtos do mar, incluindo crustáceos, cefalópodes e outras espécies de moluscos e referem-se a 2021.