De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Lifestyle

TikTok com fragilidades na segurança

Investigadores da Check Point® Software Technologies, fornecedor líder especializado em cibersegurança a nível mundial, voltam a alertar para as fragilidades de segurança presentes na aplicação TikTok, rede social que tem vindo progressivamente a adquirir mais e mais utilizadores.

A exploração da vulnerabilidade de segurança poderia resultar na partilha maliciosa de dados pessoais, como número de telefone, fotografias de perfil e avatar, nomes de utilizador, entre outros. A falha foi comunicada aos responsáveis pelo TikTok que, entretanto, já disponibilizaram uma atualização que a soluciona.

Em janeiro, as condições de proteção de dados do TikTok foram pela primeira vez questionadas pela Check Point devido a problemas de segurança que permitiam um atacante aceder a contas alheias, podendo descarregar ou tornar vídeos públicos, bem como extrair informação pessoal.

Desta vez, a vulnerabilidade encontrada diz respeito à funcionalidade “Encontrar Amigos” que, deixada por atualizar, possibilitaria o acesso indesejado a detalhes de um perfil e ao número de telefone associado ao mesmo – detalhes pessoais que, agregados, poderão ser importantes na construção de uma base de dados a utilizar para atividades maliciosas. Entre estes, constavam ainda o nome de utilizador único, a alcunha, fotografias de perfil e algumas definições de conta que determinam se um utilizador segue ou não outras contas ou se o seu perfil é privado.