Apenas 16 cidadãos portugueses, detentores de dupla nacionalidade, integram órgãos municipais, representando os mais diversos partidos políticos, o que confirma a tendência de uma escassa participação política da comunidade lusa, mesmo que verifique um aumento das naturalizações, necessárias na maior parte dos casos para a eleição para cargos públicos.
Desde 1991, cerca de 54 mil portugueses já obtiveram a nacionalidade suíça e, na década passada, em média, 42% dos nacionais nascidos na Suíça solicitaram a naturalização, mas ainda assim continua a não ser expressiva a participação política ativa na vida local.
O estudo sobre o perfil social da comunidade portuguesa na Suíça atribui essa fraca participação também às “restrições legais decorrentes de legislação vigente, que limitam a apenas alguns dos cantões francófonos o direito de eleger e ser eleito enquanto nacional estrangeiro”.
Dos 16 cidadãos portugueses eleitos, cinco foram eleitos em cantões de língua alemã e onze em cantões de língua francesa.