“Sonhar com Leões”: Filme português sobre eutanásia em festival brasileiro
O filme “Sonhar com Leões”, realizado por Paolo Marinou-Blanco, integra a Mostra Competitiva de Longas Metragens Brasileiras da 53.ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o mais antigo festival de cinema ininterrupto do Brasil, que este ano se realiza de 13 a 23 de agosto.
O filme, que nunca antes tinha sido exibido em território brasileiro, resulta de uma coprodução entre a Promenade (Portugal), a Darya Films (Portugal), a Capuri (Brasil) e a Cinètica Produccions (Espanha), concorre para o mais alto galardão do Festival, juntamente com mais cinco longas de ficção, uma selecção assinada pelo ator e realizador Caio Blat, pela atriz Camila Morgado e pelo jornalista, professor e crítico Marcos Santuario.
Esta é uma tragicomédia romântica e surrealista aborda a eutanásia com uma combinação de humor negro, ternura e existencialismo. O elenco conta com os atores brasileiros Denise Fraga e Roberto Bomtempo e os portugueses João Nunes Monteiro, Joana Ribeiro, Sandra Faleiro, Victoria Guerra, António Durães, entre outros nomes.
A viver num país onde a morte medicamente assistida ainda está pendente de regulamentação, Gilda (Denise Fraga), uma mulher brasileira a morar em Lisboa, conhece Amadeu (João Nunes Monteiro), um jovem funcionário de uma agência funerária. Ambos enfrentam doenças terminais e cruzam-se através de uma organização clandestina que promete uma transição sem dor – por um preço. Quando percebem que foram enganados, embarcam numa última aventura até Espanha. Mas a viagem reserva-lhes surpresas, contratempos… e até um improvável amor.
Depois da estreia comercial nos cinemas portugueses no passado mês de maio,”Sonhar com Leões” vai ser exibido nas salas de cinemas brasileiras a 11 de setembro, pelas mãos da distribuidora Pandora filmes.