De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Desporto

Seleção portuguesa vai à Lituânia pela primeira vez

Portugal vai atuar pela primeira vez na sua história na Lituânia, em jogo de qualificação para o Euro2020 de futebol, naquele que será o primeiro duelo oficial de sempre entre as duas seleções.

Até hoje, só por duas vezes a seleção nacional defrontou a Lituânia, ambas em jogos particulares e em solo luso, tendo somado duas goleadas.

No primeiro confronto de sempre, em 2000, em Viseu, Portugal venceu por 5-1 e, quatro anos depois, protagonizou novo resultado expressivo (4-1), em Setúbal.

No período após alcançar a independência da União Soviética, a Lituânia fez o seu primeiro jogo em 27 de maio de 1990, com um empate frente à Geórgia (2-2), em Tbilissi, e entrou oficialmente na fase de qualificação para Mundial de 1994, do Estados Unidos.

Em quase três décadas, os lituanos nunca conseguiram chegar a uma fase final de uma grande competição.

Em 16 de agosto de 2000, no Estádio do Fontelo, Portugal e Lituânia encontraram-se pela primeira vez, num jogo que marcou o regresso de António Oliveira ao comando da seleção lusa, depois de render Humberto Coelho, que saiu após o Euro2000.

João Vieira Pinto (31 minutos), Luís Figo (38), Rui Costa (47), Beto (80) e Pauleta (86) apontaram os golos da formação lusa, enquanto Fomenko (44), de grande penalidade, assinou o tento de honra dos lituanos.

Em 05 de junho de 2004, no último ‘teste’ para Luiz Felipe Scolari antes do Euro2004, que decorreu em solo luso, nova goleada, mas por 4-1, com golos de Fernando Couto (04 minutos), novamente Pauleta (13), Nuno Gomes (80) e Hélder Postiga. Vencevicius (73) reduziu a diferença.

Naquela que foi a sua melhor campanha de qualificação até agora, que incluiu um empate (1-1) na Alemanha, a Lituânia esteve perto de garantir um lugar no Europeu de 2004, mas uma derrota (1-0) na Escócia, na última jornada, acabou por impossibilitar o apuramento.

Antes, os lituanos tinham dois terceiros lugares, no caminho para o Europeu de 1996 e o Mundial de 1998, mas nunca estiveram dentro da luta pela qualificação.

O primeiro Lituânia-Portugal, do Grupo B de apuramento para o próximo Europeu, vai decorrer no LFF stadionas, em Vilnius, e tem início agendado para as 21:45 locais (19:45 em Lisboa).