De que está à procura ?

Desporto

Seleção portuguesa de andebol no bom caminho para o europeu

© dr

A seleção portuguesa de andebol masculino bateu este domingo a sua congénere de Israel, por 36-23, na segunda jornada do Grupo 8 de qualificação para o Europeu de 2026.

Depois de ter vencido a Roménia por 37-30, na quinta-feira, Portugal impôs-se agora a Israel de um modo seguro no mesmo recinto, o pavilhão municipal de Santo Tirso, que desta feita esgotou a sua lotação.

Ao contrário do que ocorreu no jogo com os romenos, a equipa portuguesa controlou o jogo frente aos israelitas, que até marcaram primeiro, pelo ex-central benfiquista Ioav Lumbroso, mas Portugal virou para 4-1, ainda permitiu o empate, mas depois partiu para uma exibição autoritária e atingiu o primeiro quarto de hora na frente do marcador por 11-6, fruto do seu acerto ofensivo e da sua segurança defensiva.

Portugal acumulou cinco exclusões temporárias, duas delas pelo pivô Victor Iturriza na primeira parte, contra uma de Israel, mas apesar disso nunca perdeu o norte e teve sempre o engenho e a arte para conter danos eventuais e ainda dilatar a sua vantagem, chegando ao intervalo com 21 golos marcados e apenas 13 sofridos.

António Areia abriu a segunda parte com mais um golo e a tendência manteve-se favorável para as cores portuguesas, ante um opositor que jamais mostrou ter argumentos para fazer melhor.

Portugal vencia por 28-19 aos 45 minutos e o selecionador nacional, Paulo Pereira, aproveitou então para rodar jogadores menos utilizados, o que tirou qualidade ao jogo, e Israel continuou a revelar problemas, que se agravaram a com a substituição do guarda-redes titular.

O triunfo português estava, assim, mais do que garantido e restava apenas saber os números finais, que ditaram uma vitória por 36-23.

Segue-se para Portugal, na qualificação para o Europeu de 2026, uma dupla jornada com a Polónia em março de 2025.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA