De que está à procura ?

Mundo

Seis portugueses atravessam Marrocos em aventura solidária

© DR

Seis jovens portugueses preparam-se para atravessar Marrocos ao volante de três carros com mais de 20 anos, numa jornada de aventura e solidariedade. Durante oito dias, o grupo “Duna & Dudes” percorrerá 2.400 quilómetros para entregar cerca de 120 quilos de material solidário a comunidades locais em aldeias do deserto marroquino.

A ideia de participar surgiu em junho de 2024, quando Beatriz Mota Pinto, de 29 anos, ouviu falar do desafio através do amigo João Simões, de 30 anos, que já tinha feito uma expedição solidária a Marrocos em 2019. “Começámos logo a arranjar os carros, porque o objetivo é ir com automóveis com mais de 15 anos. Há toda uma panóplia de questões técnicas para tratar para garantir que conseguimos chegar ao final das oito etapas”, conta Beatriz à NIT.

Juntaram-se ao grupo António Monteiro (33 anos), jovem agricultor com experiência em três expedições a Marrocos, Pedro Soares (33 anos), programador apaixonado por automóveis, João Marufo (32 anos), engenheiro regressado da Alemanha, e Ricardo Costa (29 anos), mecânico e responsável pela manutenção dos veículos.

Os participantes estarão divididos em três duplas: Beatriz Pinto e Ricardo Costa conduzirão um Volkswagen Polo de 2002, João Simões e António Monteiro irão num Opel Corsa de 1997, e Pedro Soares e João Marufo vão completar a travessia num Ford Fiesta de 2000. Os dois últimos veículos foram adquiridos especificamente para o desafio e exigiram um trabalho mecânico intenso, incluindo a reinstalação da direção assistida no Opel Corsa.

Para financiar a preparação dos carros e garantir a logística da viagem, os jovens criaram uma campanha de crowdfunding, angariando fundos e recolhendo doações de roupas, brinquedos e material escolar. Para os jovens, todo o apoio é importante para transformarem o seu sonho em realidade e levarem um contributo às comunidades do deserto marroquino. “Ao trabalharmos em equipa para levar 120kg de material humanitário a comunidades do deserto marroquino, vamos aprender sobre liderança, superação de obstáculos e o poder da união. Esta experiência será um marco nas nossas vidas e permitirá crescermos como pessoas”, pode ler-se na página que criaram no site de crowfunding. Até agora o jovens arrecadaram 180 euros.

A aventura começa no dia 8 de fevereiro, com partida em Tânger. O percurso atravessa o Atlas, onde será entregue parte do material solidário, seguindo depois para sul, rumo às dunas de Erg Chebbi. O trajeto inclui antigas rotas do Paris-Dakar e termina em Marraquexe, a 15 de fevereiro. Caso os carros resistam aos desafios da viagem, os jovens regressarão a Portugal ao volante das mesmas viaturas.

“O maior receio é mesmo saber como os carros se vão comportar. Estamos desde setembro a trabalhar neles. Todos os sábados encontramo-nos na oficina, mas é impossível saber se vão aguentar as estradas marroquinas”, confessam. Apesar das incertezas, mantêm-se confiantes: com esta participação, querem inspirar outros jovens a usarem a sua paixão por desafios para fazerem a diferença, levando ajuda e esperança a pessoas carenciadas.

A UniRaid exige uma inscrição no valor de 1.890 euros por equipa, incluindo acampamentos, ferry e assistência mecânica 24 horas. A experiência, para além do desafio logístico e da aprendizagem mecânica, representa uma oportunidade para demonstrar que a solidariedade e o espírito de aventura podem andar de mãos dadas.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA