De que está à procura ?

Colunistas

Saúde: nem sempre falta pessoal

© DR

Um dos muitos problemas na Saúde não é necessariamente de pessoal, como diz Luís Montenegro, entre outros. É de reestruturação e responsabilização do pessoal.

O “pessoal” tem que assumir que se está a trabalhar tem que se responsabilizar pelo trabalho que lhe está destinado, coisa que não acontece numa grande percentagem. Estou a lembrar-me muito em especial nos hospitais. Isto acontece, não olvidemos, com o pessoal indiferenciado e nos internamentos. Nas excepções, há pessoal muito, muito bom, ainda que por vezes se sinta injustiçado porque várias vezes têm que assumir as responsabilidades dos menos responsáveis…                      

Digo um dos… problemas na Saúde, porque são vários, não mensuráveis, mas essencialmente de fundo. Quando cada um se consciencializar do seu trabalho, não deixar para mais tarde, para o fim do turno, ou para o colega, estes problemas, às vezes pequenos que são, vão deixar de existir. Até lá, a sua dimensão agudiza-se e multiplica-se e contribui para os grandes problemas na Saúde. 

Há hospitais, há serviços de saúde onde o pessoal verdadeiramente se acotovela, é preciso apenas mobilizá-las.

Mário Adão Magalhães

(Não pratico deliberadamente o chamado Acordo Ortográfico).

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA