O Dia do Vinho do Porto (Port Wine Day) celebra-se hoje, 10 de setembro, com a entrega, no Porto, de distinções a projetos e pessoas que lutam por um “Douro + Sustentável”.
A celebração que tem início no dia 10, data que assinala a criação da Região Demarcada do Douro em 1756, através da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro pelo Marques de Pombal, vai estender-se pelo mês de setembro.
Desde 2014 que o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) assinala esta data com um conjunto de iniciativas que visam a promoção do “mais emblemático vinho português” e alertam para a sustentabilidade económica, social, ambiental e cultural, da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo.
As distinções “Douro + Sustentável”, cuja cerimónia de entrega decorrerá na Casa da Música, no Porto, incidem sobre as áreas da viticultura, da enologia, do enoturismo e revelação
“Serão distinguidos todos aqueles que se destacaram pelo seu afinco, pelo sucesso, pelos sonhos que conseguiram concretizar, pelo profissionalismo que imprimiram aos seus projetos e, acima de tudo, quem, nas mais variadas áreas de atuação, tem como objetivo o desenvolvimento sustentável do Douro e dá primazia ao benefício coletivo na conceção dos seus projetos”, afirmou, citado em comunicado, o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas.
Depois, a 19 de setembro, realiza-se a ‘masterclass’ “Os 30 anos do Porto Vintage 1994”, que vai mostrar a evolução deste vinho, produzido num ano “de excecional qualidade” do século passado.
Segundo o instituto público, a prova será conduzida por especialistas do IVDP e contará, ainda, com a participação de enólogos das empresas representadas.
No dia seguinte, a festa em homenagem ao vinho do Porto vai ao Mercado do Bolhão, com a ‘sunset party’ “Port Wine Day”, onde estarão presentes 30 produtores.
De acordo com o IVDP, em edições anteriores esta iniciativa contou com uma “presença muito significativa das faixas etárias mais jovens”, o que vai ao encontro da estratégia de conquistar este público para a redescoberta do vinho do Porto, “descomplicando o seu consumo”.
Nesse mesmo dia, na cozinha do Mercado do Bolhão, realiza-se uma ‘masterclass’ de cocktails com vinho do Porto intitulada “Porto Colours”, dirigida pelo ‘bartender’ Paulo Ramos, da Cocktail Academy.
O IVDP é o instituto público a quem cabe a certificação da Denominação de Origem Protegida (DOP) Douro e da DOP Porto e da Indicação Geográfica Protegida (IGP) Duriense, bem como o seu controlo, a sua proteção e defesa, assim como a sua promoção, nacional e internacional.