De que está à procura ?

Mundo

Rússia vai sair da Estação Espacial Internacional

© DR

A Rússia anunciou esta terça-feira que irá sair da Estação Espacial Internacional (ISS). O anúncio foi feito pelo chefe da Agência Espacial Russa, a Roscosmos.

Mais um ponto de rutura entre a Rússia e o mundo. Depois de 2024, a Rússia deixará de fazer parte da estação espacial, como adianta o Le Parisien.

Yuri Borissov, chefe da Roscosmos, deixou claro que a Rússia vai cumprir “todas as obrigações em relação aos parceiros”. O diretor russo adiantou o plano de que se vai começar “a criar a estação orbital russa” em reunião com Putin, transmitida na televisão.

“O futuro dos voos tripulados russos deve basear-se sobretudo num programa científico sistémico e equilibrado para que cada voo nos enriqueça com conhecimento na área espacial”, especificou o novo chefe da Roscosmos. Borissov assumiu funções depois de o antecessor Dmitry Rogozin ter sido demitido por Vladimir Putin, por declarações muito bélicas em relação ao Ocidente.

Mesmo fazendo um esforço para isolar a Rússia, a NASA anunciou há duas semanas que manteria os voos espaciais com a Rússia para a ISS. A Rússia perdeu o monopólio dos voos espaciais com a chegada da SpaceX, para além de problemas de corrupção e falta de inovação.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA