De que está à procura ?

Europa

Resolução sobre desporto de Carlos Gonçalves aprovada no Conselho da Europa

A proposta de resolução do deputado Carlos Alberto Gonçalves sobre “Políticas do Desporto em Tempos de Crise” aprovada quarta-Feira, na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

A pandemia afetou o mundo do desporto e é agora necessária uma resposta determinada para preservar o desporto e a atividade física como fatores de desenvolvimento humano e bem-estar pessoal e coletivo, bem como de desenvolvimento social e crescimento económico.

A resolução insta os Estados-Membros a incluir o desporto nos planos de recuperação e resiliência e a integrar as medidas de apoio ao desporto nas estratégias de desenvolvimento económico e social sustentável, a fim de apoiar a retoma do desporto de base. Devem ser desenvolvidos programas de apoio financeiro, com especial enfoque nos pequenos clubes de base e nos mais vulneráveis, bem como para o desporto feminino; deve ser promovido o desenvolvimento de infraestruturas desportivas; deve ser facilitado o acesso ao desporto para famílias de baixos rendimentos; devem ser adotados incentivos do lado da oferta; e devem ser valorizados o desporto e a educação física nos sistemas educativos.

A resolução defende igualmente a colaboração entre as autoridades públicas e as organizações desportivas para criar condições que facilitem e normalizem o acesso à atividade física e ao desporto e apela o movimento desportivo a procurar, através de processos inclusivos, soluções equilibradas para garantir a realização segura de eventos desportivos para os atletas e o público, e para reforçar a resiliência do sistema desportivo, nomeadamente através do reforço da solidariedade financeira, desde o desporto de alta competição ao desporto de base, bem como entre diferentes desportos e em todo o mundo.

Pode ler aqui a resolução em versão inglesa ou francesa.

O vídeo da minha intervenção na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa na apresentação da minha Proposta de Resolução sobre "Políticas do Desporto em Tempos de Crise".

Posted by Carlos Gonçalves on Thursday, January 27, 2022

TÓPICOS