Representantes de 120 mil empresas da diáspora juntam-se no Porto

A cidade do Porto acolhe segunda e terça-feira a Reunião Anual da Rede de Câmaras de Comércio Portuguesas no Mundo (RCCPM), um evento que junta os representantes das Câmaras de Comércio Portuguesas de vários continentes.
O encontro tem lugar nos dias 5 e 6 de maio, no emblemático Palácio da Bolsa, a convite da Associação Comercial do Porto (ACP), entidade anfitriã desta edição “e com a qual vamos assinar um protocolo de cooperação no dia 5 de maio no final da tarde”, disse Carlos Vinhas Pereira, presidente da RCCPM.
“A escolha da cidade do Porto demonstra uma vez mais o seu papel central no panorama económico e empresarial nacional e internacional”, considera o presidente da Rede, que é igualmente presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa.
Para Vinhas Pereira, “a Reunião Anual da RCCPM é desde sempre um momento privilegiado de partilha, reflexão e definição de estratégias conjuntas para a promoção da economia portuguesa além-fronteiras, nos muitos países do mundo inteiro onde existe uma diáspora empresarial portuguesa, estimada em mais de 120.000 empresas com dimensão significativa”.
Durante os dois dias do evento, os representantes da Câmaras de Comércio terão um conjunto de sessões de trabalho, encontros institucionais, nomeadamente com o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e a visita do CEIIA e do porto de Leixões, entre outras atividades.
Estão ainda previstos momentos de networking, contando com a participação de líderes empresariais e de entidades do ecossistema económico nacional. O orador convidado será Carlos Tavares, presidente de Stellantis entre 2021 e 2024.
Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto, anfitriã do evento, abrirá a sessão dando as boas-vindas aos participantes e destacando a importância do Porto enquanto cidade de negócios, inovação e tradição a través dos 191 anos de existência da ACP.
“Este encontro simboliza também o dinamismo e a relevância das nossas Câmaras de comércio no exterior ao mesmo tempo que reforça o papel do Porto como uma cidade aberta ao mundo e estratégica para o desenvolvimento económico de Portugal”, afirma Botelho.
Carlos Vinhas Pereira, Presidente da RCCPM, pretende durante o evento, destacar “o papel crescente da Rede no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na valorização da diáspora empreendedora”, além do que este encontro pode representar para as empresas nacionais no sentido de “fortalecerem laços comerciais e culturais com os dirigentes das Câmaras de comércio portuguesas presentes no Porto, vibrante e ativo centro de negócios e de exportação, aberto sobre o mundo inteiro”.