De que está à procura ?

Portugal

Quais as especialidades em listas de espera mais longas nos hospitais portugueses?

© DR

Nas listas de espera dos hospitais portugueses, o tempo de espera limite ronda os 180 dias (ou seja, 6 meses), mas muitos pacientes estão à espera muito além desse limite.

Existem cada vez mais pacientes em lista de espera para cirurgias e o tempo de espera é, também, cada vez mais elevado. Esta é uma realidade portuguesa de norte a sul do país, embora o sul do país, e a capital em específico, mostrem números mais alarmantes.

No momento, a especialidade de cirurgia de estomatologia do Hospital de Faro tem o tempo de espera mais elevado, 823 dias, e o serviço de cirurgia de oftalmologia no Hospital de Faro tem o maior número de pacientes em lista, cerca de 1.264 pessoas.

As informações partilhadas pelo Serviço Nacional de Saúde são alarmantes

É importante referir que se a situação do paciente for uma emergência, a atuação é rápida, mas quando não é o caso, os tempos de espera podem ser realmente alarmantes.

Para que tenha uma ideia, se estiver numa lista para cirurgia para tratar problemas de audição pode ter de esperar cerca de 500 dias, ou seja, 16 meses. Em alguns hospitais, o tempo de espera de uma operação para a obesidade demora cerca de um ano e de uma operação para tratar doenças da mama pode durar cerca de 500 dias.

E não fica por aí. O tempo de espera de uma cirurgia vascular, para problemas de saúde relacionados a veias, artérias e linfáticos, é de cerca de um ano. Como alternativa, alguns pacientes optam por se dirigir a médicos e cirurgiões em clinicas privadas para que o tratamento de cirurgia vascular seja realizado de forma imediata.

Estas longas listas de espera e o tempo demorado estão presentes em todo o país e enquanto em alguns casos a vida do paciente pode continuar normalmente, em outros tal não acontece. Muitas vezes o paciente fica de baixa durante meses!

Mas não são apenas os serviços referidos acima que têm listas de espera prolongadas. Segue-se uma listagem das principais especialidades em Portugal com listas de espera longas e tempo de espera elevado.

Especialidades com lista de espera mais longa em Portugal

1. Cirurgia de estomatologia no Hospital de Faro

Este hospital tem cerca de 71 pessoas em lista de espera e, em média, o tempo de espera é de 823 dias.

2. Cirurgia vascular no Hospital Distrital de Santarém

O serviço de cirurgia vascular do Hospital Distrital de Santarém conta com uma lista de 519 pessoas e um tempo de espera médio de 802 dias.

3. Cirurgia de otorrinolaringologia no Hospital São Bernardo

Neste hospital de Setúbal, a lista conta com 470 pessoas e o tempo de espera médio é de 777 dias.

4. Cirurgia de estomatologia no Hospital São Bernardo

Ainda no Hospital São Bernardo de Setúbal, temos uma fila de 56 pessoas para o serviço de cirurgia de estomatologia, com um tempo de espera médio de 775 dias.

5. Cirurgia vascular no Hospital Garcia de Orta

Neste serviço do Hospital Garcia de Orta, a lista conta com 527 pessoas e um tempo de espera que ronda os 678 dias.

6. Cirurgia de estomatologia no Hospital de Braga

Passando para Braga, a lista do serviço de cirurgia de estomatologia conta com 648 pessoas e um tempo de espera médio de 617 dias.

7. Cirurgia na unidade de tratamento cirúrgico de obesidade no Hospital Egas Moniz

Em seguida nesta lista temos o Hospital Egas Moniz que tem um tempo de espera de 587 dias e 78 pessoas a aguardar pelo serviço de cirurgia.

8. Neurocirurgia no Hospital de Dona Estefânia

Este hospital de Lisboa tem cerca de 30 pessoas em lista de espera e um tempo médio de 578 dias.

9. Cirurgia de otorrinolaringologia no Hospital Garcia de Horta

Quase a acabar, temos um tempo de espera de 566 dias e 852 pessoas em lista para o serviço de cirurgia de otorrinolaringologia.

10. E muito mais!

E há muitas mais especialidades e hospitais na lista. Segue-se o serviço de cirurgia de otorrinolaringologia no Hospital Distrital de Santarém com 544 dias de espera (e 431 pessoas em lista), o serviço de cirurgia de otorrinolaringologia no Hospital Dr. José Maria Grande com 537 dias de espera (e 78 pessoas em lista), o serviço de cirurgia pediátrica no Hospital São Bernardo em Setúbal com 508 dias de espera (e 284 pessoas em lista) e muito mais!

Para finalizar, pode obter mais informações sobre os tempos de espera em cada uma das especialidades e instituições no site do Serviço Nacional de Saúde.

TÓPICOS