De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Comunidades

PSD questiona Governo sobre futuro do ensino de português em França

Os Deputado do PSD apresentaram uma Pergunta ao Governo onde questionam o Ministro dos Negócios Estrangeiros e o Ministro da Educação sobre o futuro do ensino de português em França.

As questões surgem na sequência da recente aprovação em conselho de ministros de um acordo entre Portugal e França para a promoção e difusão da língua e cultura dos dois países, assinado em 2017.

Os sociais democratas afirmam-se surpreendidos com esta aprovação, considerando que esta surge no preciso momento em que o futuro da língua portuguesa em França está em causa no ensino oficial francês.

As preocupações do PSD prendem-se com a reforma do “Baccalauréat” (último ciclo do ensino secundário) pretende retirar o ensino da língua portuguesa do estatuto de língua de “especialidade” (LLCE) que será apenas concedido ao ensino do Inglês, Alemão, Espanhol e Italiano.

Os deputados do PSD apresentaram oficialmente uma Pergunta ao Governo onde colocam três questões aos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Educação. São elas: “Tem conhecimento o Governo das implicações da reforma do ensino secundário francês para o ensino da língua portuguesa naquele país? O Governo português já efetuou alguma diligência junto do Governo Francês no sentido que a língua portuguesa continue a ser reconhecida como língua de “especialidade” à imagem do que acontece com o Inglês, Espanhol, Alemão e Italiano? Tem consciência o Governo que ao aprovar este Acordo no atual momento dá um sinal no sentido contrário daquele que esperariam os cerca de 1,4 milhões de portugueses e lusodescendentes a residir naquele país?”