Presença consular em Ålesund reforça laços entre Portugal e Noruega
A cidade norueguesa de Ålesund acolheu a primeira presença consular portuguesa, assinalando também o início de funções do novo Cônsul Honorário, Vasco Pinhol. Para marcar a ocasião, o Embaixador de Portugal na Noruega, Pedro Pessoa e Costa, cumpriu um programa oficial que incluiu encontros institucionais e empresariais, sublinhando o compromisso de Portugal em fortalecer as relações bilaterais.
No âmbito da visita, o Embaixador reuniu-se com o Mayor de Ålesund, Håkon Strand, e a vice-Mayor, Monica Molvær, para discutir oportunidades de cooperação nas áreas municipal, cultural e empresarial.

A agenda incluiu ainda um encontro com Dagny-Elise Anastassiou, CEO da AvaOcean, empresa de referência na economia circular, bem como uma reunião com a vice-reitora Anne-Lise Major, onde foram abordadas possibilidades de reforço das parcerias entre universidades e politécnicos portugueses e noruegueses, promovendo o intercâmbio académico.

A importância da presença portuguesa na economia local foi também destacada durante uma reunião com o empresário Leif Haagensen, figura relevante nos setores da hotelaria, construção e pesca. Haagensen é um dos principais exportadores de bacalhau para Portugal, e a visita incluiu um almoço onde não faltaram especialidades portuguesas, como pastéis de nata e vinho nacional. O evento teve lugar num hotel de charme que conta com a presença de marcas portuguesas como Revigres e Cutipol.

O programa em Ålesund proporcionou ainda um encontro com membros da comunidade portuguesa e representantes da comunidade empresarial e cultural norueguesa, onde foram debatidas formas de reforçar a presença de Portugal na região em diversos setores.