De que está à procura ?

Europa

Polónia: oportunidade de negócio para o Ribatejo de sete mil milhões

A associação empresarial da Região de Santarém NERSANT, tem disponíveis para as empresas da região diversos documentos de apoio ao processo de exportação. Recentemente levou a cabo diversos estudos sobre os produtos da região com potencial de exportação para diversos mercados. No caso da Polónia, o potencial de exportação dos produtos da região é de 7,1 mil milhões de euros para o Ribatejo.

No total, foram 72 os produtos identificados, que representam uma oportunidade de negócio de 7,1 mil milhões de euros. No estudo, evidenciam-se 32 produtos com um potencial de mercado acima dos 500 milhões de euros. São eles produtos relativos a material de transporte (8 produtos e 2,1 mil milhões de euros), metais comuns e suas obras (9 produtos e 970 milhões de euros), produtos do reino animal a animais vivos (7 produtos e 787 milhões de euros) e ainda produtos das indústrias químicas ou das indústrias conexas (8 produtos e 660 milhões de euros).

No âmbito do material de transporte, destacam-se em termos de valor de mercado potencial os veículos de transporte de mercadorias até 5 toneladas, com 605 milhões, os travões e servofreios e suas partes para veículos pesados, com 580 milhões, e os veículos de transporte de mercadorias entre 5 e 20 toneladas, com 351 milhões. De destacar o volume de exportações de Santarém de produtos desta secção que totaliza os 13 milhões de euros.

Relativamente aos metais comuns e suas obras, destaque para os desperdícios e resíduos de cobre e desperdícios e resíduos de alumínio, que equivalem a mais de metade do potencial total desta categoria. Quanto ao potencial dos produtos do reino animal e dos animais vivos, evidenciam-se as carnes de animais da espécie suína frescas ou refrigeradas, com 501 milhões de mercado potencial, bem como as tripas, bexigas e estômagos de animais, com 132 milhões de euros.

Outro dos produtos identificados com grande potencial de exportação dizem respeito às indústrias químicas ou das indústrias conexas, destacando-se as preparações tensoativas, com 261 milhões de euros, e as tintas de impressão, com 135 milhões de euros. De referir que existem já algumas exportações de inseticidas originárias de Santarém.

Paralelamente ao estudo sobre os produtos da região com potencial de exportação para a Polónia, a NERSANT tem ainda disponível documentação complementar, que faculta informação sobre o país (relações económicas e comerciais com Portugal, comércio internacional e caráter fiscal da Polónia), bem como os procedimentos de exportação a ter em conta para este país (documentação necessária, regime aduaneiro, proibições e procedimentos especiais, certidões e vistorias necessárias, requisitos de embalagem e rotulagem, principais custos associados às exportações e regime pautal da Polónia).

Para além da Polónia, estão estudados outros mercados pela NERSANT, no âmbito do projeto de apoio à exportação das empresas da região Exportintelligence: Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Gana, Marrocos, México, Moçambique e Turquia.

Para ter acesso aos mesmos, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos " target="_blank" rel="noopener" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?hl=en-GB&q=http://datic@nersant.pt&source=gmail&ust=1519123041276000&usg=AFQjCNHKCPQNrloG_225k3_xp5DC4O1uoQ"> ou 249 839 500.

Estudos de Mercado – Polónia »

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA