Pedro Léger Pereira: O arquiteto português que surpreende na Noruega

Com uma vasta experiência internacional, Pedro Léger Pereira desenvolve projetos que combinam arquitetura e escultura. Um dos seus trabalhos mais recentes ganhou destaque no jornal norueguês “Dagens Næringsliv”. O Embaixador de Portugal na Noruega, Pedro Pessoa e Costa, acompanhado por Denil Pinto da AICEP Oslo, reuniu-se recentemente com o arquiteto e escultor residente em Båtsfjord, na região ártica da Noruega.
Um dos seus projetos mais recentes ganhou destaque no referido jornal norueguês que realçou a sua inovadora cabana construída sobre uma plataforma giratória. Este edifício permite que os ocupantes ajustem a orientação da estrutura para captar a vista mais interessante a qualquer momento, enquadrando de forma dinâmica a natureza, a terra e o céu.

Atualmente, lidera o ApART(e)studio, um espaço dedicado à fusão entre arquitetura e escultura – o que denomina “ArchiSculpture” – além de explorar novas formas de expressão artística, como ARTwear e objet(o)s. As suas obras integram colecções privadas, museus e espaços públicos, tanto em Portugal como na Noruega.
Pedro Léger Pereira tem colaborado com prestigiados escritórios como o Studio Miguel Arruda Arquitectos Associados, em Lisboa, e a Saunders Arkitektur AS, em Bergen. O seu trabalho abrange desde projetos urbanos e paisagísticos até intervenções escultóricas, muitos dos quais foram distinguidos e publicados em revistas especializadas de arte e arquitetura.
De acordo com a informação divulgada pela Embaixada de Portugal na Noruega e na Islândia, a reunião entre Pedro Léger Pereira e o Embaixador insere-se na iniciativa da Embaixada e da AICEP de estreitar laços com a comunidade portuguesa na Noruega e destacar a excelência dos seus profissionais.