De que está à procura ?

Europa

Paulo Pisco defende voto de estrangeiros nas municipais de Andorra

© Luís Vieira Cruz / BOM DIA

O deputado socialista Paulo Pisco, que cumpre os últimos dias enquanto representante dos portugueses que votam pelo círculo da Europa, esteve este fim de semana em Andorra, onde durante o Congresso do Partido Social-Democrata (PS Andorra) fez um apelo para que os cidadãos estrangeiros tenham direito ao voto nas eleições municipais do país.

O ponto central desta visita de três dias foi, naturalmente, o 25.º Congresso do Partido Social Democrata de Andorra, que teve Paulo Pisco como um dos oradores convidados a intervir sobre “O impacto social do acordo de associação com a União Europeia”.

Neste painel, o socialista defendeu o direito ao voto para os moradores estrangeiros nas eleições municipais de Andorra, medida que acredita poder vir a ser “um sinal de abertura”.

“O voto dos residentes tem relação direta com os direitos de cidadania que incluem também o acesso à dupla nacionalidade e a redução do número de anos para obter a cidadania andorrana”, recorda o jornal local Bon Dia Andorra, citando uma parte da intervenção do deputado português

“Em Andorra, existem comunidades estrangeiras de países da União Europeia. Considero muito importante que os cidadãos que residem no país há muito tempo tenham o direito de escolher os seus representantes locais. Eles pagam os seus impostos, ficarão aqui a vida toda. São direitos mínimos que lhes devem ser garantidos”, defendeu ainda o governante.

Nas redes sociais, Paulo Pisco declarou sentir-se honrado pela participação neste 25.º Congresso do PS de Andorra, considerando profícuo o debate para o qual foi convidado.

Ainda nesta visita oficial de três dias a Andorra, Paulo Pisco teve a oportunidade de visitar alguns dos membros da comunidade portuguesa, nomeadamente representantes do Grupo de Folclore Casa de Portugal, uma instituição que considera “incontornável na promoção da cultura portuguesa e da ligação ao Minho, com um trabalho de estreitamento de relações entre Portugal e Andorra que merece todo o reconhecimento”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA