De que está à procura ?

Comunidades

Paris: sala cheia na apresentação de livro sobre imigração portuguesa

© Carlos Pereira / LusoJornal

O Consulado-Geral de Portugal em Paris acolheu a apresentação do livro “Les Portugais en France: Une Immigration Invisible?”, um estudo aprofundado sobre a imigração portuguesa em França. O evento contou sala cheia e grande interesse por parte do público.

Organizado pelas antropólogas Irène dos Santos e Sónia Ferreira, a obra reúne contribuições de vários especialistas, incluindo sociólogos e historiadores, que abordam a trajetória dos emigrantes portugueses ao longo do século XX.

A cerimónia contou com a presença da cônsul-geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa, que destacou importância do evento para a preservação da memória da comunidade portuguesa em França e para o reforço da parceria cultural entre o consulado e a Casa de Portugal.

De acordo com o LusoJornal, Sónia Ferreira, uma das coordenadoras do livro, referiu a falta de estudos aprofundados sobre a maior comunidade emigrante em França, destacando que ainda há muito por explorar sobre a integração dos lusófonos, incluindo os efeitos da União Europeia no dia a dia dos emigrantes portugueses.

Outros dois dos investigadores que contribuíram para o livro marcaram presença no evento: Yasmine Siblot, que abordou o papel das mulheres portuguesas na migração, e Dominique Vidal que refletiu sobre as origens das “concierges” portuguesas em Paris.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA