De que está à procura ?

Comunidades

PALCUS vai criar plataforma para portugueses dos EUA

O Conselho de Liderança Luso-Americano (PALCUS) terminou, na noite de sexta-feira, a conferência anual virtual, com a promessa de uma nova plataforma digital e reabertura de estágios. 

“Vamos lançar uma plataforma digital móvel (…) que vai permitir procurar dados sobre a comunidade portuguesa nos Estados Unidos”, disse a presidente do PALCUS, Ângela Simões, no encerramento da conferência, de vários dias e subordinada ao tema “Unidos pela herança” (“United through heritage”). 

“Tudo o que quiserem saber sobre um negócios, uma organização, um responsável eleito” estará na nova plataforma, acrescentou, indicando que o anúncio será feito na próxima semana. 

A plataforma vai também permitir criar redes de contacto entre luso-americanos, publicar eventos ou formar grupos de discussão, explicou.

Por outro lado, o programa de estágios para luso-americanos em Portugal vai reabrir as candidaturas em janeiro e, em breve, serão anunciados os resultados da atribuição de bolsas de estudos da PALCUS, disse..

A responsável da organização destacou também a continuação da iniciativa Academia de Liderança NextGen, um grupo para luso-americanos entre os 18 e os 35 anos encontrarem redes de apoio e discutirem estratégias futuras para a presença futura da cultura portuguesa nos Estados Unidos.

Na conclusão de vários dias de discussão sobre diversos temas e com oradores de várias áreas, Ângela Simões frisou que os programas e campanhas são reforçados e financiados com novos membros.

As relações da organização com o Governo dos EUA vão também ser mais fomentadas, tendo a PALCUS a ambição de que o mês de junho seja reconhecido como mês de Portugal nos Estados Unidos.

O embaixador português em Washington, Domingos Fezas Vital, assinalou que as relações entre Portugal e os Estados Unidos estavam ao seu melhor nível antes da pandemia de covid-19 e que a PALCUS tem dado infinitas provas de “compromisso com o legado” português.

Numa mensagem vídeo transmitida no encerramento da conferência, Domingos Fezas Vital disse que o apoio da rede consular e da embaixada à PALCUS irá continuar, através de financiamento, havendo uma relação “constante, franca e leal”.

O embaixador homenageou extraordinários exemplos de vida que chegam todos os dias” das comunidades portuguesas, “vidas feitas de sonhos, mas também de indomável vontade e capacidade de realização”.

Com uma lista de atividades e painéis virtuais durante todo o ano, a PALCUS promoveu a terceira conferência geral, de 12 a 22 de outubro, com debates sobre educação, programas de ensino da língua portuguesa nos EUA, continuação das tradições portuguesas em solo norte-americano, perspetivas para o futuro, envolvimento da comunidade em formas de comunicação digitais e através de redes sociais, entre outros.

https://www.facebook.com/PALCUS.org/videos/266531828587772

#portugalpositivo

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA