De que está à procura ?

Portugal

Os produtos portugueses que os estrangeiros mais apreciam

© Pixabay

A qualidade dos produtos portugueses não é novidade. Da comida a produtos como a cortiça, o potencial é imenso e é apreciado por portugueses e estrangeiros. Recentemente, o “Jornal Económico” publicou um artigo onde são destacados os sete produtos preferidos de quem não nasceu no país “à beira mar plantado”.

Bebidas: vinho e cerveja

Os vinhos portugueses afirmam-se cada vez mais além-fronteiras. São muitos os prémios já arrecadados por empresas portuguesas. Destaque para o vinho verde (único no mundo) que é produzido unicamente numa região de Portugal. Os vinhos das regiões do Douro e do Alentejo, por exemplo, também são muito procurados em vários continentes.

Talvez não saiba mas outro dos produtos portugueses mais procurados no estrangeiro são as marcas cervejeiras. No total mundial, em 2017, este setor registou um total de 200 milhões de litros de cerveja exportada.

Comida: doçaria, queijos e azeite

Sobre os doces, engana-se quem pensa que apenas o pastel de nata conquista todo o mundo. e o pastel de nata é famoso em todo o mundo, outros doces típicos seguiram as mesmas pisadas. D. Rodrigo, Bolo de Mel, Bolo Lêvedo (Açores), Queijadas de Sintra, Pastéis de Tentúgal, Sericaia ou Ovos Moles, entre outros, não passam despercebidos.

Os queijos made in Portugal (de ovelha, de cabra, ou de mistura, entre outros) são de grande qualidade e o mercado internacional reconhece esse fato. América, China, Japão e toda a União Europeia são alguns dos principais destinos deste produto português.

Sobre o azeite, talvez bastaria referir que Portugal é o quarto maior exportador deste produto. Estima-se que a produção de azeite possa atingir, até 2020, as 120 mil toneladas. Entre os vencedores do prémio Mario Solinas  (o mais prestigiado prémio internacional na indústria do azeite) encontra-se o azeite verde ligeiro, produzido pela Sociedade Agrícola Vale do Ouro, em Ferreira do Alentejo.

Outros: cortiça e têxteis

A cortiça nacional é um dos produtos mais requisitados a nível internacional. A indústria corticeira exporta 90% da produção para mais de 100 países. Desta exportação, 72% é considerado “produto premium” (como a rolha de cortiça). As potencialidades deste material são muitas (decoração, indústria aeronáutica, etc.).

A indústria têxtil portuguesa destaca-se hoje pela qualidade da confeção e rigor ao nível dos prazos de entrega. Portugal consegue oferecer uma vantagem competitiva de destaque uma vez que a qualidade é muito elevada e o preço acessível. Segundo os números do setor, estima-se que esta indústria exportará um total de 5,5 mil milhões de euros em 2020.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA