De que está à procura ?

Mundo

Os portugueses chegaram aqui há 600 anos

Portugal está no escudo da cidade 600 anos depois da chegada dos lusos a Ceuta, que é agora uma cidade autónoma espanhola. “Há amplas razões para comemorar 1415, a data da chegada de Portugal a Ceuta. Marca a entrada de Ceuta na idade moderna”, afirma Juan Jesús Vivas, presidente da cidade africana, que está a preparar as comemorações dos 600 anos da chegada dos portugueses.

“No legado português residem os nossos símbolos mais queridos, a planta urbana que hoje temos e até algo tão importante como é o caráter de uma cidade europeia em África, que se presume ser ao mesmo tempo europeia e africana”, considerou.

A presença portuguesa foi tão importante para Ceuta – lembrou Juan Jesús Vivas -, que “Portugal e os portugueses residentes em Ceuta, em determinada época da nossa história, em 1640, deram a oportunidade de ser espanhóis” aos habitantes da cidade.

A bandeira de Ceuta proveio da conquista de Ceuta por Portugal na manhã de 22 de Agosto de 1415 e, segundo Gomes Eanes de Azurara, nessa altura, foi pedido a D. João Vasques de Almada que a hasteasse.

Esta cidade norte-africana só passou para posse espanhola em 1640, tendo sido administrada por portugueses mesmo durante o domínio filipino (1580-1640).

O desenho da bandeira, gironado de oito peças de negro e prata, exibe a clara ligação à capital portuguesa e à sua bandeira de Lisboa, cidade de onde proveio a armada que conquistou Ceuta. Note-se que a Espanha considera esta sua praça como território metropolitano, sendo esta bandeira, embora originalmente apenas da cidade, equiparada às das outras comunidades autónomas.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA