De que está à procura ?

Colunistas

O marketing dos nossos dias

O marketing já não é como era antigamente. Nós, profissionais de marketing utilizávamos o papel e o lápis, tínhamos que procurar informações papel a papel, unha a unha, com muitas dificuldades e demorávamos 5 a 6 meses para fazer um trabalho de grande valia e com resultados excelentes. Só tínhamos o resultado final desse trabalho no espaço de 2 a 18 meses, ou seja, era tudo muito devagar…

A internet alterou drasticamente o marketing, acompanhado da grande mudança que foi a globalização. Realizar um Plano de Marketing profissional, não deve ultrapassar no máximo os 3 meses e tem uma duração e resultados entre 6 a 9 meses. Hoje em dia, temos não só a internet, mas também as suas variantes, como redes sociais, os motores de pesquisa, sites, eCommerce, entre muitas mais ferramentas. Tudo é por tendências e estas passam rapidamente, olhem por exemplo os telemóveis, os computadores, etc.

Mas, podemos ir mais longe, a internet mudou imenso a comunicação ente marcas e consumidores e vice-versa. A internet conseguiu colocar as empresas mais perto dos consumidores.

A comunicação é imediata, para o bem e para o mal. Obriga as marcas a serem cada vez mais transparentes e a atrai-las de forma consistente, para não “fugirem” para uma concorrente feroz, por “seduzir” os clientes das empresas adversárias. Por isso, ouve-se muito dizer que, o conteúdo é rei.

Os meios digitais abrangem qualquer classe social ou faixa etária. Sr. empresário, já reparou nas muitas possibilidades que tem com o marketing digital? Ao definir o seu cliente para o produto ou serviço, ao determinar o produto certo, e onde deseja vender e como o faz conhecer e desejar, as hipóteses digitais podem ajudar rapidamente nesse processo. Normalmente digo aos meus clientes ou potenciais clientes, para terem um resultado sólido e um trabalho coerente, devem trabalhar como em duas mesas de xadrez: uma é o marketing digital e na outra é o marketing físico ou tradicional. O melhor é trabalhar bem nas duas, porque são um complemento da outra.

Em Portugal existem 7 milhões de utilizadores de internet (corresponde a 67% da população). Na Europa existem 500 milhões de utilizadores, com acesso à internet e o número de compras online continua a aumentar.

Já viram as muitas hipóteses que existem no mercado? É uma questão de vários setores de mercado que tenham habilidade (é fundamental dominar o negócio profundamente) e a partir aí, montar a estratégia devida e em pouco tempo atingir o sucesso. Atenção, não é fácil, mas com as importantes dicas que dei neste artigo, pode ter a certeza que está mais perto de o conseguir.

O ecossistema das redes sociais mais fortes, a nível mundial em 2018 foram, o Facebook, o YouTube e o Instagram. A sua empresa não precisa de estar em todas, mas sim, estar nas redes sociais certas e com o conteúdo atrativo.

Os planos de marketing, planos de ação ou planos de comunicação precisam de maior amplitude, mais atenção e são praticamente diferentes em qualquer empresa à medida que os anos vão passando. São os ventos da mudança latente e global. Tudo muda ano após ano. É preciso estar ciente desta verdade!

O tempo no marketing está em mutação constante. Sr. empresário está preparado para os tempos que aí vêm?

Até daqui a quinze dias!

Estou aqui para dar VALOR ao mercado!

Liz Silva

Marketeer Direct da Liz Silva – Alta Performance nos Negócios

https://www.lizsilva.pt

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA