De que está à procura ?

Colunistas

O fim de um ciclo

Encerra-se um ciclo de 3 anos em que assumi a Presidência do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa.

Destaco os muitos assuntos que foram levantados, debatidos e transmitidos ao Governo e a outras instâncias ao longo destes anos, muito graças à preciosa colaboração das minhas colegas e dos meus colegas do Conselho das Comunidades Portuguesas, mas também da sociedade civil em geral: os incontornáveis temas como o ensino da língua e cultura portuguesas, o movimento associativo e a participação cívica; mas também outros temas menos debatidos como foi o caso do direito mortuário dos emigrantes, a equivalência de diplomas para jovens lusodescendentes, questões ligadas aos pensionistas e reformados portugueses residentes no estrangeiro, imbróglios com portagens eletrónicas em Portugal, o potencial económico da Diáspora, etc. Muitos outros temas podiam ter sido trabalhados mas foi o melhor que conseguimos fazer. Por vezes tivemos sucesso com as propostas que avançámos, mas também devo confessar que muita coisa ficou em saco roto…

É o fim de uma missão exigente e difícil que desempenhei sempre com enorme motivação. Foi um privilégio servir as nossas comunidades nessa função: aprendi imenso, uma experiência que jamais esquecerei e que pude exercer graças à vossa confiança.

Imagino, porém, que também haverá quem não tenha ficado agradado com a minha atuação porque poderia ter feito mais ou porque poderia tê-lo feito de outra forma. A todos apresento as minhas sinceras desculpas.

E também quero expressar aos mais diversos interlocutores institucionais: membros do Governo, da Assembleia da República, que estão ou estiveram em funções, e demais pessoas ligadas a diversas instituições que não apreciaram um ou outro momento comigo, que, embora tivesse atuado com o sentimento que estava a cumprir o meu dever, provavelmente poderia ter tido uma postura mais consensual.

Enfim, resta-me a desejar um excelente mandato ao novo Presidente do CRCPE, o Conselheiro Alfredo Stoffel que irá assumir o cargo com o dinamismo que lhe é característico, e ao Conselheiro Sérgio Tavares que será o nosso novo Secretário. Ao meu colega Conselheiro Amadeu Batel, que cessa as funções como Secretário, agradeço o excelente trabalho realizado e saúdo a nossa colaboração na Mesa Diretora.

Pedro Rupio

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA