De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Comunidades

Novos adidos: brevemente numa embaixada perto de si

No dia 9 de setembro, os novos adidos de Embaixada do Ministério dos Negócios Estrangeiros tomaram posse no gabinete do Secretário-Geral, Embaixador Álvaro Mendonça e Moura, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.

“Queria deixar-vos aqui um desafio. A carreira diplomática é uma carreira tradicional com muitas tradições que importa valorizar e manter. Mas o desafio é perceber que a carreira diplomática só será relevante no futuro se se adaptar aos condicionalismos do que virá”, disse o Secretário-Geral aos adidos no final da tomada de posse.

“É preciso a criatividade de cada um de vocês, é preciso a adaptabilidade às novas circunstâncias (…) O desafio que vos deixo é: sejam criativos com aquilo que vão encontrar aqui, não tenham receio de serem criativos e procurem amanhã e ao longo das vossas carreiras propor os caminhos que vocês entendam que possam contribuir para manter a carreira diplomática relevante para o país, porque só assim é que ela se justifica”, concluiu.

O acesso à carreira diplomática é feito por concurso público. O ingresso realiza-se sempre pela categoria de adido de embaixada, mediante concurso de provas públicas. Podem candidatar-se todos os cidadãos portugueses que possuam, além das condições gerais de admissão na função pública, uma licenciatura conferida por instituições portuguesas de ensino universitário ou diploma estrangeiro legalmente equiparado.