De que está à procura ?

Europa

Notre-Dame juntou Trump e Zelensky em Paris

© dr

Volodymyr Zelensky teve apenas uma breve conversa telefónica com Donald Trump desde a eleição deste último, no início de novembro. O futuro presidente americano tem afirmado repetidamente que pretende distanciar-se fortemente da política de apoio massivo a Kiev liderada pelo seu antecessor Joe Biden.

Uma reunião trilateral foi realizada no palácio do Eliseu no sábado entre Emmanuel Macron, o futuro presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Os dois chefes de Estado vieram a Paris para assistir à cerimónia de reabertura da Notre-Dame, marcada para o início da noite de sábado.

“Tive uma boa e frutífera reunião trilateral com os presidentes Donald Trump e Emmanuel Macron”, escreveu o presidente ucraniano na sua conta X no início da noite de sábado. “O presidente Trump está, como sempre, determinado. Eu agradeço-lhe. Expresso também a minha gratidão ao Emmanuel pela organização deste importante encontro. »

“Vamos continuar a ação comum pela paz e segurança”, diz Macron

dr

“Todos queremos que esta guerra termine o mais rápida e justa possível. Falámos sobre o nosso povo, a situação no terreno e uma paz justa”, explica então o chefe de Estado ucraniano: “concordámos em continuar a trabalhar juntos e manter o contacto. A paz através da força é possível”.

“Estados Unidos, Ucrânia e França. Juntos neste dia histórico. Reunidos para Notre-Dame. Continuemos a acção conjunta pela paz e segurança”, comentou Emmanuel Macron neste encontro, ainda na rede social X.

Esta reunião é muito importante para o presidente ucraniano, num contexto de escalada do conflito com a Rússia. Volodymyr Zelensky teve apenas uma breve conversa telefónica com Donald Trump desde a eleição deste último, no início de novembro. O futuro presidente norte-americano tem afirmado repetidamente que pretende distanciar-se fortemente da política de apoio massivo a Kiev liderada por Joe Biden na guerra provocada pela invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA