Néveda, a personagem açoriana de Terry Costa, chega a Paris
A menina “Néveda” já deu a volta ao mundo, num avião de papel, e uma segunda vez num teletransporte, pelo nome de Catatram Lalaland. Assim foram as histórias dos primeiros dois livros publicados pela Néveda Ent, editora com sede na ilha do Pico, Açores.
No mundo real, o criador da personagem, Terry Costa, já a levou em muitas das suas viagens de trabalho por cidades do mundo, 40 países para ser exato, desde o Canadá ao Japão, Uruguai a Qatar, Cidade do Cabo a Sydney, e este sábado, 19 de outubro, chega a Paris.
“Sempre que tenho a oportunidade levo os livros da Néveda comigo, ou o fantoche,” conta o artista criador da menina Néveda, personagem inspirada pela flor da planta Calamintha nepeta, mais conhecida como nêveda. “Já visitamos bibliotecas extraordinárias, espaços comunitários focados no livro, bibliotecas e livrarias, algumas dedicadas exclusivamente ao livro ilustrado, ou a obras para o público infanto-juvenil.”
Paris recebe a versão franco-portuguesa do livro, “Néveda aux Açores” no sábado, 19 de outubro, às 16 horas, na Librairie Portugaise et Brésilienne. No evento, Terry Costa dá a conhecer a personagem, os Açores e ainda partilha o conto – “é para a criança em todos nós.”
Ilustrado por Vera Bettencourt, os livros da Néveda encontram-se em muitas livrarias e online através de nevedapico.com.
Além da edição original em português e inglês, “Néveda nos Açores” já tem versões em francês, espanhol e italiano.