De que está à procura ?

Alemanha

Nelson: o restaurante português pioneiro em Simmerath

Maria Batista e Nelson Batista são os proprietários do restaurante “Nelson”, em Simmerath, na região de Aachen, sendo o único espaço português naquela localidade alemã, que faz fronteira com a Bélgica e a Holanda.

O jovem casal português, Maria, natural do Barreiro, e Nelson, de Castelo Branco, abriu o restaurante a 20 de dezembro de 2020, três anos após emigrarem para a Alemanha.

Devido à pandemia houve uma redução no número de horas que faziam no seu antigo emprego numa gelataria, uma vez que Maria era empregada de mesa e Nelson cozinheiro, optaram por antecipar o sonho que ambos tinham de abrir um restaurante próprio.

Como Maria declarou em entrevista à RTP, apesar de ser altura do segundo confinamento, foi a melhor altura para a abertura do espaço.

O restaurante está em funcionamento há pouco mais de um ano, em regime de reservas e takeaway. No menu encontram-se pratos tradicionais portugueses, focados nas origens beirãs de Nelson, pratos com javali, borrego, cabrito, entre outros. Para além do prato do dia durante a semana, ao fim de semana há uma maior oferta no menu.

“Isto é para nós como uma prenda”, afirma uma das clientes do “Nelson”, e salienta que, apesar de ser longe, a qualidade da comida, o espaço e o atendimento compensam os quilómetros percorridos.

Em 12 meses formaram um grupo de clientes fixos, onde os próprios clientes ajudam a construir e realçar o ambiente familiar característico do restaurante.

Maria e Nelson terminam dizendo que estão muito felizes com a situação atual do restaurante, e que para além de expandir a família, uma vez que Maria está gravida, pretendem expandir o negócio.

RTP na Alemanha:Casal português abre espaço gastronómico a meio da pandemia com sucesso.O restaurante chama-se "Nelson" e situa-se em Simmerath, uma vila do município do distrito de Aachen, perto das fronteiras da Bélgica e Holanda, e é o único espaço português nessa localidade alemã. Reportagem realizada por Oliver Cloppenburg e Marisa Fernandes para o programa "Hora dos Portugueses" da RTP, exibida no dia 20.03.2022 (a partir do minuto 27), na RTP1 e RTP Internacional.*É só clicar neste link para assistir ao programa dessa data:www.rtp.pt/play/p9774/e605750/hora-dos-portugueses#rtp #horadosportugueses#rtpinternacional#Portugal #portugueses #Alemanha #Deutschland#simmerath #eifel#nrw #NRW2022#restauranteportugues#restaurant#gastronomiaportuguesa

Posted by Marisa Fernandes on Friday, April 1, 2022

#portugalpositivo

TÓPICOS