Morreu Eva Vaz, a primeira mulher a pilotar aviões comerciais em Portugal

Morreu na passada quinta-feira, no Sri Lanka, durante as férias, Eva Vaz, a primeira mulher a obter a licença para pilotar aviões comerciais em Portugal.
Segundo o jornal Correio da Manhã, Eva Vaz “o corpo encontra-se em Colombo e estão em curso os procedimentos para a trasladação para Portugal”.
As cerimónias fúnebres irão decorrer no Aeródromo de Alqueidão (Azambuja), adiantou o seu filho, comandante na companhia aérea Emirates.
A comandante Eva Vaz foi a primeira mulher portuguesa detentora de uma licença de Piloto de Linha Aérea, PLAA nº 956. Natural do Porto, onde nasceu a19 de Julho de 1947, obteve aos 21 anos de idade a licença de Piloto Particular de Aeroplanos.
Dona de uma carreira admirável no setor da aviação, ingressou em 1988 nos quadros da LAR Transregional (mais tarde LAR EUROAIR), onde voou os aviões turbohélice HS-748 (Avro), BAe ATP e BAe 146 a jato.
Eva Vaz foi também entusiasta da aviação ultraleve, sendo proprietária de um avião nesta classe em Portugal e ativa nas ações da atividade desportiva da aviação civil.