De que está à procura ?

Comunidades

Mogadouro esteve em Groslay a partilhar boas práticas

© Município de Mogadouro

Os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Mogadouro, António Pimentel e Vítor Batista, estiveram presentes em Groslay, França, a convite do presidente local e do Comité de geminação Groslay-Mogadouro, para participar numa jornada política e cultural.

Estiveram também presentes os presidentes da comuna de Groslay e de Schemmerhofen, na Alemanha, além da deputada Nathalie Oliveira, eleita pelo Círculo da Europa, o deputado do parlamento francês Dominique da Silva, e o ex-secretário de Estado das Comunidades Carlos Gonçalves.

Numa mesa redonda sobre a abordagem de cada um dos municípios envolvidos à questão das novas energias, foram apresentadas as dificuldades e potencialidades de cada um dos territórios, abrindo portas à possibilidade de cooperação internacional para ultrapassar a forte dependência das energias fósseis das localidades francesa e alemã.

“Mais avançado nas iniciativas de produção de energias verdes e nos planos e estratégias para a neutralidade carbónica, Mogadouro aproveitou este fórum para se apresentar como um parceiro a ter em conta pelos autarcas de Groslay e Schemmerhofen”, pode ler-se em comunicado da Câmara de Mogadouro.

Município de Mogadouro

Entre os convidados estiveram também os representantes da geminação Ploumadouro, que une Mogadouro à localidade francesa de Ploumagoar.

Estas jornadas temáticas decorreram no âmbito da atividade Bar Ephémère, organizada pelo Comité de Jumelage de Groslay, dirigido pelo jornalista Carlos Pereira.

Groslay e Mogadouro estão geminadas desde 2019. A “geminação com Schemmerhofen é bem mais antiga do que a de Mogadouro mas estava adormecida há quase 20 anos”, afirmou Carlos Pereira, considerando que será agora redinamizada.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA