Miguel Vital: o top model internacional que é mecânico na Amadora

Tem 1,88 metros de altura, olhos verdes, cabelo castanho e medidas perfeitas para o mundo da moda. Aos 29 anos, Miguel Vital é manequim internacional, com campanhas para marcas como Dolce & Gabbana, Ralph Lauren, Sacoor e Mike Davis. Mas é na Amadora, onde cresceu e vive, que agora dá corpo a uma outra paixão de sempre: as bicicletas.
No domingo, 4 de maio, reabriu portas a histórica Oficina das Bicicletas, na freguesia da Falagueira, e o novo rosto por trás do balcão pode surpreender quem passa. O manequim e arquiteto é agora também gerente da loja mais conhecida da cidade no mundo das duas rodas.
“Eu sou modelo e manequim, essa é a minha atividade profissional. As pessoas não são só uma coisa”, afirma Miguel ao New in Amadora. “Desde miúdo que sou um apaixonado por bicicletas”, afirma, e o pai levou-o à loja pela primeira vez quando ele tinha 12 anos e, desde então, tornei-se cliente e amigo do senhor Luís.”
O “senhor Luís” é Luís Martins, 64 anos, ex-ciclista e dono da loja há décadas. Quando decidiu trespassar o negócio, Miguel não hesitou. “Recebi mais de 30 propostas, mas muitas delas era de gente que queria fazer deste espaço outra coisa, que não uma loja de bicicletas. Quando o Miguel se chegou à frente e disse que queria ficar com o negócio, não pensei duas vezes”, relata Luís.

A relação entre os dois vem de longe, embora Luís só se lembre mais tarde. “Ia-lhe dando dicas. Eu via-o tão interessado, e sempre teve jeito para isto”. Miguel recorda, ainda “as duas ou três tardes que ainda deu uma mãozinha ao amigo ali, naquela mesma loja”, de que agora é gerente. “A partir dos 16, é que comecei a explorar mais a mecânica e a resolver os problemas das minhas bicicletas, mas, de vez em quando, lá lhe telefona e perguntava: “senhor Luís, como é que se faz isto?”, recorda.
O jovem investiu na remodelação do espaço, sobretudo na cave, para otimizar o funcionamento da oficina. Durante os dois meses em que esteve encerrada, muitos clientes passaram por lá à procura de Luís. Agora, regressam para conhecer o novo gerente, que não esconde o entusiasmo.
Além da reparação e venda de acessórios, Miguel quer apostar em duas áreas em expansão: bicicletas elétricas e bicicletas em segunda mão. “São duas áreas em franco crescimento e que podem ajudar a desenvolver ainda mais esta loja”, explica.
Para reforçar a presença da loja na comunidade e no digital, tem também planos para as redes sociais, tutoriais, e colaborações com influencers.
Apesar do novo desafio, Miguel não tenciona abandonar a carreira de manequim. “O meu objetivo nunca foi desviar-me da moda, essa é a minha vida, e vai continuar a ser enquanto tiver trabalho. Mas ter um outro negócio na minha terra é uma ideia que me agrada e cá estou”, revela.

Licenciado e mestre em Arquitetura, começou a trabalhar como modelo aos 18 anos e hoje está representado por agências em Portugal, Itália, Espanha e Estados Unidos. Faz catálogos, desfiles, publicidade e televisão.
A oficina será gerida no dia a dia por um colaborador de confiança, enquanto Miguel concilia com os compromissos internacionais. Na Amadora, a Oficina das Bicicletas volta assim a dar vida a um espaço com tradição, agora com um toque de moda e inovação.