De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Portugal

Marcelo: tenham pressa em conhecer melhor Portugal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu hoje aos portugueses que continuem a fazer turismo em Portugal até ao fim do próximo verão, para ajudar esse setor e também a restauração e o comércio.

“Não tenham pressa em conhecer o resto do mundo. Tenham pressa em conhecer melhor Portugal”, afirmou o chefe de Estado, no encerramento da 5.ª Cimeira do Turismo, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, “esta fase é a mais difícil” da crise provocada pela pandemia de covid-19, que se prolongará por “seis meses, sete meses”, e por isso “é muito importante contar com o turismo português no próximo ano e, em particular, até ao fim do próximo verão”. “É aí que tudo se joga”, defendeu.

Dirigindo-se aos portugueses, o Presidente da República considerou que “foram extraordinários ao viajarem neste verão, ao percorrerem o país, ao contribuírem para preencher uma parte do vazio deixado pelos estrangeiros que não vieram, ao não irem para o estrangeiro ficando em Portugal, ao descobrirem maravilhas em Portugal”.

“Continuem a fazer o mesmo, daqui até ao fim do ano e na passagem do ano. E o mesmo daí até à Páscoa. E, se tiverem férias, ou se tiverem uns dias, ou uns fins de semana longos, nesse tempo, sobretudo na Páscoa. E depois, ao planearem as férias de verão do ano que vem”, apelou.

Marcelo Rebelo de Sousa pediu-lhes que “comecem a pensar nisso com tempo, para com tempo darem horizonte de segurança ao turismo em Portugal, e à restauração, e a uma parte do comércio, e outras atividades que estão obviamente entre si ligadas, e outros tantos serviços”.

“Há um ano, a vossa preocupação, de alguns de entre vós – penso eu, apesar de tudo, uma minoria – era ter-se turistas a mais. A nossa preocupação neste ano é termos turistas a menos, neste ano e no próximo ano. Pois então, os portugueses comecem eles próprios por serem turistas na sua terra”, insistiu.