O espetáculo “Wilde”, da Mala Voadora e de Miguel Pereira, a partir de Oscar Wilde, vai ser apresentado este mês no ACT Shangai International Theatre, na China, onze anos depois de se ter estreado na Culturgest, em Lisboa.
“Wilde”, que partiu da peça “O Leque de Lady Windermere”, de Oscar Wilde, e resultou de uma colaboração entre a Mala Voadora e o coreógrafo Miguel Pereira, vai ter apresentações na China, nos dias 20 e 21 de setembro, no Studio D6 do Shanghai Dramatic Arts Centre, anunciou aquela companhia de teatro, em comunicado.
Durante vários anos, o diretor artístico da Mala Voadora, Jorge Andrade, quis encenar “Lady Windermere’s Fan: A Play About a Good Woman”, de Oscar Wilde, uma sátira ao moralismo vitoriano e a primeira peça profissional em que esteve para participar como ator, mas da qual acabou por desistir.
Em 2013, depois de ouvir uma versão radiofónica da peça, pensou em usar a versão que acabara de ouvir, vestindo todas as personagens como Lady Windermere e usando o texto como banda sonora para o espetáculo.
A ideia de Jorge Andrade foi a de criar um espetáculo em que os atores se movessem ilustrando as ações do texto, explorassem a musicalidade do que dizem, fizessem ‘playback’, falassem sobre a gravação, se juntassem em grupos para interpretar a mesma personagem, cantassem e fizessem coreografias.
A partir daí, ocorreu-lhe convidar o coreógrafo Miguel Pereira para participar, nascendo assim o espetáculo “Wilde”, como uma apropriação de “Lady Windermere’s Fan” produzida pela BBC Radio 7.