Magellan Centre: um novo lar para os luso-canadianos em Toronto

A Magellan Community Charities iniciou a construção de um lar de cuidados continuados destinado à comunidade luso-canadiana, em Toronto, com 256 camas de cuidados de longa duração e 57 habitações a preços acessíveis, disse fonte da associação.
As obras do Magellan Centre na Lansdowne Avenue, em Toronto, arrancaram em dezembro último, depois de, em 16 de setembro de 2023, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, ter estado presente no lançamento da primeira pedra, numa cerimónia em que realçou a importância deste investimento para a diáspora portuguesa no Canadá.
Além dos edifícios de acolhimento, o projeto inclui cinco espaços comerciais destinados a serviços paramédicos e auxiliares para os residentes, consistindo a primeira fase dos trabalhos na instalação das fundações do edifício, disse fonte da associação à Lusa.
O Ministério dos Cuidados de Longo Prazo do governo da província de Ontário avançou, em 22 de dezembro, com uma primeira doação de 10,3 milhões de dólares canadianos (7 milhões de euros), de uma contribuição total anunciada de 30 milhões de dólares canadianos (20,5 milhões de euros).
Por outro lado, a associação tem atualmente em fase de aprovação um empréstimo de 80 milhões de dólares canadianos (54,7 milhões de euros), adiantou.
Desde o início de fevereiro, a obra está a ser acompanhada por um gestor de projeto independente, “com vasta experiência na construção de unidades de cuidados continuados”, disse a fonte.
A Magellan Community Charities ainda aguarda a emissão da licença de construção final por parte da cidade de Toronto, mas, segundo a organização, uma reunião recente com as autoridades municipais reforçou a confiança de que a aprovação será concedida em breve, sem impactos significativos no calendário do projeto.
Segundo a organização, apesar do forte apoio governamental, a Magellan Community Charities depende também do contributo da comunidade para concretizar o projeto.
Prevendo angariar 15 milhões de dólares canadianos (10,3 milhões de euros) através de donativos, já conseguiu reunir cerca de 10 milhões de dólares canadianos (6,8 milhões de euros), acrescentou.
Para alcançar a meta, continuam a ser promovidos eventos de angariação de fundos organizados pela comunidade, numa iniciativa que a organização afirma contribuir para reforçar “o envolvimento e o compromisso dos luso-canadianos em garantir uma melhor qualidade de vida para os idosos de língua portuguesa na Área Metropolitana de Toronto”.