De que está à procura ?

Lifestyle

Maestro Miguel Sepúlveda representa Portugal em competição europeia

© DR

O maestro português Miguel Sepúlveda é um dos seis finalistas da 2.ª edição do Concurso Internacional de Maestros de Roterdão (International Conducting Competition Rotterdam – ICCR), que decorre entre 1 e 13 de junho, na prestigiada sala De Doelen, nos Países Baixos.

A competição, que se afirma como uma das mais inovadoras e exigentes no panorama internacional, culmina a 13 de junho com a grande final, durante a qual os seis maestros selecionados terão a oportunidade de dirigir a Orquestra Filarmónica de Roterdão, considerada uma das mais conceituadas da Europa.

Miguel Sepúlveda é atualmente Bolseiro Runnicles na Filarmónica de Dresden (2025) e Bolseiro Dudamel na Filarmónica de Los Angeles (2025–2026). Com formação em Direção de Orquestra pela Escola Superior de Música de Lisboa, Academia Nacional de Orquestra e Royal Northern College of Music (Reino Unido), estudou com Jean-Marc Burfin, Mark Heron e Clark Rundell.

Tem colaborado com diversas orquestras internacionais, incluindo a Orquestra Gulbenkian, Orquestra da Casa da Música, Deutsche Philharmonie Merck, BBC Philharmonic, BBC Scottish Symphony Orchestra e a Royal Liverpool Philharmonic (como assistente de Domingo Hindoyan e Vasily Petrenko). Além disso, foi semifinalista no prestigiado Concurso de Direção Malko 2024 e recebeu o Prémio Jovens Músicos de Portugal em 2021.

Na competição em que Miguel Sepúlveda vai participar, cada finalista irá apresentar um programa de 20 minutos, demonstrando a sua visão artística e capacidade interpretativa com obras de compositores como Rachmaninoff, Debussy e a compositora afro-americana Florence Price.

A noite termina com o anúncio do vencedor, decidido por um júri de renome composto por figuras como Deborah Borda (ex-presidente da Filarmónica de Nova Iorque), Andrés Orozco-Estrada, Han-na Chang e Vasily Petrenko.

A presença de Miguel Sepúlveda entre os finalistas representa mais um momento de destaque internacional para o talento português na área da música clássica e da direção orquestral.

Mais informações e programa completo disponíveis aqui.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA