De que está à procura ?

Portugal

Madeira com mais dois produtos protegidos pela União Europeia

© DR

A Madeira acaba de ver reconhecida a qualidade de dois dos seus produtos locais com certificação da União Europeia. O requeijão da Madeira recebeu o selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP), enquanto a cebola da Madeira foi distinguida com a Denominação de Origem Protegida (DOP).

A entrega dos certificados foi feita pelo Europe Direct Madeira, em representação da Comissão Europeia em Portugal, à secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente e ao diretor regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Com este reconhecimento, os produtos juntam-se a uma lista de mais de 200 produtos portugueses protegidos pela União Europeia no âmbito das Indicações Geográficas.

Esta certificação valoriza não só o requeijão e a cebola da ilha da Madeira, mas também os produtores locais e o património agrícola da região. Além disso, reforça a importância das regiões ultraperiféricas na economia agrícola europeia.

Acrescente-se que a atribuição dos selos IGP e DOP permite proteger a autenticidade dos produtos e garantir a sua qualidade no mercado, beneficiando os consumidores e promovendo a identidade gastronómica da Madeira. Este reconhecimento representa um passo significativo para a valorização da produção local e o desenvolvimento sustentável da agricultura madeirense.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA