De que está à procura ?

Europa

Macron “brinca” com Inteligência Artificial e anuncia investimento de 109 mil milhões

© france 2

Num vídeo publicado nas suas redes sociais este domingo, Emmanuel Macron anuncia, de forma muito particular, a cimeira de Paris sobre inteligência artificial que será inaugurada na segunda-feira e reunirá líderes políticos e empresários.

Esta curta sequência oferece “deepfakes” que circulam na internet mostrando o Presidente da República francês a abanar as ancas ao som de “Voyage, voyage” de Desireless ou no papel de McGyver.

“Estão muito bem feitos, fez-me rir”, considerou o chefe de Estado francês, que publicou um vídeo para discutir o potencial da IA, que pode “mudar a saúde, a energia, a vida na nossa sociedade. A França e a Europa devem estar no centro desta revolução para aproveitar todas as oportunidades e levar avante os princípios que são nossos”, continua Emmanuel Macron.

O presidente anunciou também este domingo à noite, na véspera da cimeira de Paris sobre IA, que a França vai investir “109 mil milhões de euros nos próximos anos” em inteligência artificial.

“A França vai avançar mais depressa. Para nós, em França, anunciamos amanhã, nesta cimeira, um investimento de 109 mil milhões de euros em Inteligência Artificial nos próximos anos. É o equivalente, para a França, ao que os Estados Unidos anunciaram e aos 500 mil milhões de dólares da Stargate”, salientou Emmanuel Macron.

“Penso que, de facto, temos de nos impor progressivamente aos atores privados e públicos – colocar tudo de novo no contexto de certa forma e tornar claro o que é IA e o que não é”, concluiu.

Na cimeira de Paris sobre IA que começa esta semana em Paris, entre outros, são esperados o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, o vice-presidente dos EUA J.D. Vance, o vice-primeiro-ministro chinês Zhang Guoqing, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, o chanceler alemão Olaf Scholz, o fundador da Mistral AI, a pepita francesa do setor da IA, Arthur Mensch, o responsável da OpenAI, Sam Altman.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA