A Luxair admitiu esta sexta-feira, em comunicado, que a máscara não será necessária para voar para alguns destinos. Em viagem para o Luxemburgo, a partir da companhia aérea, não será preciso proteção.
Em voos na companhia aérea luxemburguesa, não será preciso máscara para França, Reino Unido, Suíça e Bélgica, por exemplo. Outros destinos encontram-se na mesma situação, como voar para Berlim a partir da Luxair.
Esta notícia sai em parcial oposição ao que havia sido lançado na passada quinta-feira, acerca da manutenção da máscara em alguns destinos europeus. Os voos para Portugal mantêm a obrigatoriedade de proteção.
A companhia aérea retém que “o transporte aéreo no Luxemburgo não está sujeito às regras aplicadas aos transportes públicos, e a Luxair, como uma sociedade de direito privado, deve antes de mais respeitar as regras internacionais emitidas pelas autoridades competentes em matéria de aviação”, mesmo que as regras luxemburguesas ainda exijam máscara de proteção nos transportes públicos.
A regra nos voos da companhia luxemburguesa para cidades diferentes na Alemanha varia. Enquanto que num voo para Berlim não é necessário máscara, se a viagem for para Munique ou para Hamburgo já é obrigatória. Contudo, entre os dois últimos aeroportos a regra de máscara no aeroporto também varia. Enquanto que em Munique a máscara é apenas recomendada, em Hamburgo é obrigatória.
Em todas as situações onde a máscara é necessária, apenas para dois países a proteção facial FFP2 é obrigatória: Itália e Áustria. Nas restantes viagens, uma máscara cirúrgica é suficiente.