De que está à procura ?

Mundo

Luso-canadiano prepara regresso à política

© DR

O ex-ministro das Finanças do Québec, o luso-canadiano Carlos Leitão, prepara-se para regressar à política, desta vez a nível federal, de acordo com a imprensa canadiana.

Leitão pretende candidatar-se pelo círculo eleitoral de Marc-Aurèle-Fortin, em Laval, nas próximas eleições federais, que devem acontecer no final de abril ou no início de maio, uma informação confirmada à imprensa por uma fonte do Partido Liberal, que pediu para não ser identificada.

Natural de Lisboa, Carlos Leitão é luso-canadiano e construiu uma carreira como economista antes de ingressar na política.

Trabalhou no Royal Bank of Canada entre 1983 e 2003, antes de assumir o cargo de economista-chefe na Laurentian Bank Securities, onde permaneceu até 2014.

O luso-canadiano foi ministro das Finanças do Québec no governo de Philippe Couillard entre 2014 e 2018 e é amplamente reconhecido pela sua experiência económica.

Durante o seu mandato, desempenhou um papel fundamental no equilíbrio do orçamento da província francófona e na supervisão da política económica.

Além das suas funções ministeriais, foi também presidente do Conselho do Tesouro de abril de 2016 a janeiro de 2017.

A sua decisão de entrar na política federal marca um novo capítulo na sua carreira.

O círculo eleitoral de Marc-Aurèle-Fortin é atualmente representado desde 2015 pelo deputado liberal Yves Robillard, mas ainda não é claro se este procurará a reeleição. 

Leitão representou anteriormente o círculo eleitoral de Robert-Baldwin, no oeste da Ilha de Montreal, pelo Partido Liberal, de 2014 a 2022.

Nas eleições provinciais de 2022, optou por não se recandidatar, mas manteve-se ativo nos círculos políticos, tendo apoiado Frédéric Beauchemin na corrida à liderança do Partido Liberal do Québec.

O deputado federal liberal e ex-ministro das Finanças do Ontário, também luso-canadiano, Charles Sousa, publicou esta quarta-feira na rede social Instagram duas fotografias com Leitão.

“Entusiasmado por dar as boas-vindas ao meu velho amigo Carlos à nossa equipa Liberal! Desde o tempo em que trabalhámos juntos no setor bancário até à colaboração para restabelecer as reuniões conjuntas do governo de Ontário-Québec, reforçar o CPP e combater os cortes dos Conservadores na saúde, testemunhei em primeira mão o seu compromisso com o serviço público”, escreveu Charles Sousa, terminando a publicação em português felicitando Leitão com  “Parabéns!”.

O primeiro-ministro, Mark Carney, deverá convocar eleições antecipadas no próximo domingo, dissolvendo o governo federal que assumiu há pouco mais de uma semana e enviando os canadianos às urnas em plena guerra comercial histórica com os Estados Unidos.

Carney deve dirigir-se ao Rideau Hall no dia 23 de março para pedir à governadora-geral, Mary Simon, a dissolução do Parlamento e a realização de eleições.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA