Luso-canadiano Eustáquio é sinónimo de Taça de Portugal
O lusodescendente Stephan Eustáquio esteve este fim de semana em grande plano ao contribuir, uma vez mais, para a conquista da Taça de Portugal no Jamor. O “seu” Futebol Clube do Porto bateu o Sporting por 2-1.
Nascido há 27 anos em Ontario, no Canadá, Eustáquio mudou-se ainda muito jovem para Portugal, tendo completado a sua formação entre o Grupo Desportivo Os Nazarenos e a União de Leiria. Em 2014/15 teve a sua primeira oportunidade no escalão sénior pela mão do Torreense, que disputava o CNS. Seguiram-se experiências em Leixões e Chaves, até que em 2018/19 decidiu rumar ao México para jogar pelo Cruz Azul.
Do outro lado do Atlântico a experiência acabou por se revelar curta e um ano depois foi emprestado ao Paços de Ferreira. Na capital do móvel, Eustáquio destacou-se e assinou contrato. Foi também graças ao seu momento de forma que a 16 de novembro de 2019 se estreou pela seleção do Canadá, num encontro em que foi lançado aos 62 minutos por John Herdman e que acabou com uma vitória por 4-1 dos EUA (o golo do Canadá foi marcado pelo também lusodescendente Steven Vitória).
Em 2021/22 foi emprestado ao Futebol Clube do Porto, depois recebeu luz verde de Sérgio Conceição e Pinto da Costa e não mais saiu do plantel. Este domingo conquistou o sexto troféu da carreira. São já três Taças de Portugal (os dragões não perdem a competição desde que assinaram com o lusodescendente), um Campeonato Nacional, uma Supertaça e uma Taça da Liga.