De que está à procura ?

Comunidades

Jovens músicos unidos em Bruxelas pela música de Abril

© DR

Bruxelas foi palco de um encontro artístico no espaço GC Elzenhof, onde diversas crianças e jovens se reuniram para criar um concerto inspirado na música de Abril.

A iniciativa foi promovida pela Luso Academy e pela Associação José Afonso de Bruxelas, com a participação de lusodescendentes e crianças oriundas de países como Alemanha, Espanha, Tunísia, Lituânia e Dinamarca.

Durante a residência artística, trabalharam-se peças de Fernando Lopes-Graça, Sérgio Godinho e Zeca Afonso. Os participantes mergulharam no repertório das canções que marcaram a Revolução dos Cravos, explorando não apenas a musicalidade, mas também os valores de liberdade e democracia que essas músicas representam. O projeto proporcionou um espaço de partilha e aprendizagem, onde diferentes culturas se encontraram através da arte.

O resultado foi apresentado num concerto especial em Bruxelas, com casa cheia, que começou com a entrada em palco dos músicos ao som de “Grândola, Vila Morena”, tocada na gaita de foles.

O público “testemunhou o entusiasmo e a dedicação dos participantes, num momento carregado de simbolismo e emoção”, lê-se em comunicado.

Este “projeto não só fortaleceu a ligação dos lusodescendentes com a cultura portuguesa, como também promoveu o diálogo intercultural, reforçando a importância da música como ferramenta de união e expressão”.

A residência artística revelou-se uma “experiência enriquecedora”, deixando uma “marca duradoura na comunidade e nos jovens talentos que nela participaram”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA